Ciclofaixa de Jaboatão oferece serviço de bike para pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência que estiveram na ciclofaixa do município do Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (4), participaram de passeios ciclísticos em bikes equipadas especialmente pela elas. O ponto de apoio foi montado pela Prefeitura do Jaboatão, na avenida Beira Mar, em Piedade, com horário de funcionamento das 8h ao meio dia. O serviço será oferecido aos domingos e feriados e, além dos equipamentos, há profissionais que dão todo o apoio necessário para garantir segurança durante os passeios.

Maria Aparecida disse que passeava na orla de Piedade quando viu as bicicletas e perguntou como faria para usufruir. Logo foi informada que se tratava de um serviço gratuito e que ela poderia utilizar. “É uma ideia ótima essa, porque podemos curtir o dia de sol e passear com tranquilidade”, disse a comerciante. Deficiente visual, Jorge Silva também teve a oportunidade de fazer o passeio. “Sentir o vento batendo no rosto e esse sentimento de liberdade que a bicicleta dá é muito bom. Podemos passear com tranquilidade porque há pessoas especializadas nos apoiando e toda a ciclofaixa é sinalizada”, ressaltou.

“É uma prática da nossa gestão incluir todas as pessoas, na educação, no trabalho e nos momentos de lazer. Como criamos recentemente a ciclofaixa, que funciona aos domingos e feriados, também tínhamos que atender às pessoas com deficiência com um serviço que garantisse a participação delas”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

Em funcionamento há um mês, a ciclofaixa tem percurso de 9,5 km, entre os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada e funciona das 7h às 16h.  Em todo o trajeto, orientadores e agentes de trânsito fazem o controle do fluxo de veículos e são instalados cones para assegurar um passeio seguro aos ciclistas. Há também um ponto de apoio para calibragem de pneus e revisão dos equipamentos.