Pessoas com deficiência que estiveram na ciclofaixa do município do Jaboatão dos Guararapes, neste domingo (4), participaram de passeios ciclísticos em bikes equipadas especialmente pela elas. O ponto de apoio foi montado pela Prefeitura do Jaboatão, na avenida Beira Mar, em Piedade, com horário de funcionamento das 8h ao meio dia. O serviço será oferecido aos domingos e feriados e, além dos equipamentos, há profissionais que dão todo o apoio necessário para garantir segurança durante os passeios.
Maria Aparecida disse que passeava na orla de Piedade quando viu as bicicletas e perguntou como faria para usufruir. Logo foi informada que se tratava de um serviço gratuito e que ela poderia utilizar. “É uma ideia ótima essa, porque podemos curtir o dia de sol e passear com tranquilidade”, disse a comerciante. Deficiente visual, Jorge Silva também teve a oportunidade de fazer o passeio. “Sentir o vento batendo no rosto e esse sentimento de liberdade que a bicicleta dá é muito bom. Podemos passear com tranquilidade porque há pessoas especializadas nos apoiando e toda a ciclofaixa é sinalizada”, ressaltou.
“É uma prática da nossa gestão incluir todas as pessoas, na educação, no trabalho e nos momentos de lazer. Como criamos recentemente a ciclofaixa, que funciona aos domingos e feriados, também tínhamos que atender às pessoas com deficiência com um serviço que garantisse a participação delas”, disse o prefeito Anderson Ferreira.
Em funcionamento há um mês, a ciclofaixa tem percurso de 9,5 km, entre os bairros de Piedade, Candeias e Barra de Jangada e funciona das 7h às 16h. Em todo o trajeto, orientadores e agentes de trânsito fazem o controle do fluxo de veículos e são instalados cones para assegurar um passeio seguro aos ciclistas. Há também um ponto de apoio para calibragem de pneus e revisão dos equipamentos.