Cirurgias pediátricas na Rede de Saúde do Jaboatão terão início na primeira semana de março

Após ter anunciado, no início da semana, a iniciativa de garantir, por meio da rede municipal de saúde, a realização de cirurgias pediátricas no Hospital Guararapes, em Prazeres, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (28), às consultas pré-operatórias das primeiras 14 crianças que serão beneficiadas com a medida, de caráter inédito na cidade. As cirurgias gerais eletivas em pacientes de zero a treze anos começam a ser feitas a partir desta sexta-feira (2). A expectativa é de que cerca de 60 procedimentos, considerados mais comuns e de grande demanda, sejam realizados todos os meses.

A decisão de garantir a realização de procedimentos cirúrgicos em crianças e pré-adolescentes pela própria rede municipal foi anunciada pelo prefeito Anderson Ferreira. Segundo ele, o objetivo da medida é assegurar que as cirurgias sejam realizadas o mais rápido possível após o encaminhamento dos pacientes pelos pediatras, tendo em vista que, em alguns casos, a fila de espera na rede estadual chega há quase dois anos. A meta, salientou o gestor, “é continuar trabalhando firme para conseguirmos, o quanto antes, acabar com a demanda espontânea gerada nos hospitais da nossa rede”.

“Sabemos da grande demanda que existe nas unidades do Governo do Estado e que as crianças aguardam na fila de espera por muito tempo para fazer essas cirurgias. Essa é uma situação que muito nos preocupa, por isso, tomei a iniciativa de agilizar ao máximo a realização dos procedimentos. A Secretaria de Saúde do Jaboatão deu andamento ao processo e, agora, podemos assegurar tranquilidade às famílias, que tanto lutam pela saúde e bem-estar dos seus filhos”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira.

O encaminhamento é feito após a identificação da necessidade, por parte dos pediatras, que, de pronto, irão emitir a prescrição dos exames pré-operatórios. Simultaneamente, o paciente, de posse dos exames realizados, será agendado para uma consulta com um cirurgião pediátrico, que irá, imediatamente, agendar a cirurgia.

A iniciativa da prefeitura foi comemorada por Alexandra José do Nascimento, mãe de Erick Caíke, de sete anos. “Desde que meu filho nasceu que procuro por médicos e hospitais, sem ter recebido, até agora, um sinal de esperança. Tenho mais de dez encaminhamentos, mas não conseguia encontrar vagas. Não tinha mais confiança de que o Erick fosse conseguir realizar essa cirurgia, até que recebi uma ligação da Prefeitura do Jaboatão informando que o município vai cuidar do meu filho”, contou Alexandra, bastante emocionada.

Certificação Federal – O Ministério da Saúde habilitou o Hospital Guararapes como referência hospitalar na atenção à saúde em gestão de alto risco. A certificação irá permitir que mãe e bebês recebam cuidados adequados às condições de alto risco desde o pré-natal até o pós-parto, conforme preconizado pela estratégia Rede Cegonha, que reforça a importância da humanização do atendimento. Além disso, a qualificação possibilitará a adoção de medidas que impactem na redução das taxas de prematuridade, mortalidade maternal e neonatal.