Cirurgias pediátricas na Rede de Saúde do Jaboatão terão início na primeira semana de março

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Após ter anunciado, no início da semana, a iniciativa de garantir, por meio da rede municipal de saúde, a realização de cirurgias pediátricas no Hospital Guararapes, em Prazeres, a Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta quarta-feira (28), às consultas pré-operatórias das primeiras 14 crianças que serão beneficiadas com a medida, de caráter inédito na cidade. As cirurgias gerais eletivas em pacientes de zero a treze anos começam a ser feitas a partir desta sexta-feira (2). A expectativa é de que cerca de 60 procedimentos, considerados mais comuns e de grande demanda, sejam realizados todos os meses.

A decisão de garantir a realização de procedimentos cirúrgicos em crianças e pré-adolescentes pela própria rede municipal foi anunciada pelo prefeito Anderson Ferreira. Segundo ele, o objetivo da medida é assegurar que as cirurgias sejam realizadas o mais rápido possível após o encaminhamento dos pacientes pelos pediatras, tendo em vista que, em alguns casos, a fila de espera na rede estadual chega há quase dois anos. A meta, salientou o gestor, “é continuar trabalhando firme para conseguirmos, o quanto antes, acabar com a demanda espontânea gerada nos hospitais da nossa rede”.

“Sabemos da grande demanda que existe nas unidades do Governo do Estado e que as crianças aguardam na fila de espera por muito tempo para fazer essas cirurgias. Essa é uma situação que muito nos preocupa, por isso, tomei a iniciativa de agilizar ao máximo a realização dos procedimentos. A Secretaria de Saúde do Jaboatão deu andamento ao processo e, agora, podemos assegurar tranquilidade às famílias, que tanto lutam pela saúde e bem-estar dos seus filhos”, afirmou o prefeito Anderson Ferreira.

O encaminhamento é feito após a identificação da necessidade, por parte dos pediatras, que, de pronto, irão emitir a prescrição dos exames pré-operatórios. Simultaneamente, o paciente, de posse dos exames realizados, será agendado para uma consulta com um cirurgião pediátrico, que irá, imediatamente, agendar a cirurgia.

A iniciativa da prefeitura foi comemorada por Alexandra José do Nascimento, mãe de Erick Caíke, de sete anos. “Desde que meu filho nasceu que procuro por médicos e hospitais, sem ter recebido, até agora, um sinal de esperança. Tenho mais de dez encaminhamentos, mas não conseguia encontrar vagas. Não tinha mais confiança de que o Erick fosse conseguir realizar essa cirurgia, até que recebi uma ligação da Prefeitura do Jaboatão informando que o município vai cuidar do meu filho”, contou Alexandra, bastante emocionada.

Certificação Federal – O Ministério da Saúde habilitou o Hospital Guararapes como referência hospitalar na atenção à saúde em gestão de alto risco. A certificação irá permitir que mãe e bebês recebam cuidados adequados às condições de alto risco desde o pré-natal até o pós-parto, conforme preconizado pela estratégia Rede Cegonha, que reforça a importância da humanização do atendimento. Além disso, a qualificação possibilitará a adoção de medidas que impactem na redução das taxas de prematuridade, mortalidade maternal e neonatal.