DESCRIÇÃO
Concessão de pensão – O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município do Jaboatão dos Guararapes – JABOATÃOPREV – é uma Autarquia criada através da Lei 108/2001, com atualizações dadas pelas Leis n.º 102//2006, 153/2007, 703/2011, 1.265/2016 e 1.334/2017, e tem a finalidade reconhecer o direito e viabilizar o acesso de todos os servidores públicos efetivos da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes e consequentemente, a seus dependentes, à aposentadoria e pensão por morte.
REQUISITOS
Ser servidor efetivo, ou ser dependente, à aposentadoria e pensão por morte.
PRINCIPAIS ETAPAS
1º Passo – Reunir os documentos relacionados abaixo:
. Servidor(a) Falecido(a):
. Identidade e CPF;
. Último contracheque;
. Certidão de óbito com firma o tabelião reconhecida em cartório.
– Requerente:
. Identidade e CPF;
. Comprovante de residência;
. Certidão de casamento atualizada e firma do tabelião reconhecida em cartório
(caso cônjuge);
. Documentos que comprove UNIÃO ESTÁVEL (caso companheiro) no mínimo três;
. Caso companheiro (a), declaração de três testemunhas afirmando a união estável;
. Declaração de NADA CONSTA expedida pelo INSS;
. Certidão de Nascimento ou casamento de todos os filhos do ex-servidor;
OBS: TRAZER CÓPIAS E ORIGINAIS DE TODOS OS DOCUMENTOS
2º passo – Entrar em contato com o Jaboatão Prev e agendar um horário de atendimento.
Os horários são nas Segundas e Sextas-feiras, no horário de 08:00 as 13 hrs No dia
agendado, o requerente deverá comparecer com toda documentação acima informada. O
servidor do setor de benefício conferirá as cópias dos documentos com os originais. Neste
momento, o servidor assinará Requerimento para dar entrada ao processo.
O servidor receberá uma via do requerimento com um número de protocolo, que servirá
para acompanhamento do andamento do processo.
3º passo – O setor de benefícios irá instruir o processo que segue os seguintes passos:
– Se ex-servidor falecido na ativa
1. Solicitação da pasta funcional do ex-servidor à Secretaria de Gestão de Pessoas;
2. Montagem do processo com as cópias entregues pelo requerente, bem como, cópia
dos documentos do ex-servidor falecido, que constam na pasta funcional;
3. Cálculo das verbas que irão compor o valor do benefício de pensão;
4. Parecer da Assessoria Jurídica;
5. Emissão da portaria de pensão por morte que será assinada pelo Gerente de
Benefício e pela Presidente do JaboatãoPrev;
6. Publicação da portaria no Diário Oficial do Município;
7. Comunicação ao pensionista que seu benefício começará a ser pago, devendo o
mesmo comparecer ao JaboatãoPrev para pegar a portaria e se dirigir ao Banco para
abrir a conta;
8. Retornar ao JaboatãoPrev com os dados da conta;
9. Implantação do pensionista no sistema de folha de pagamento do JaboatãoPrev;
10. Envio do processo ao Tribunal de Contas do Estado -TCE para análise e homologação da legalidade
do ato.
PREVISÃO
O trâmite do processo termina num período de até três meses, a contar da entrada do requerimento.
PÚBLICO ALVO
Servidor efetivo
PRESTAÇÃO DO SERVIÇO/FORMA:
Presencial
TAXAS
Não há cobranças de taxas
Relação de setores públicos onde este serviço é oferecido.
INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DO JABOATÃO DOS GUARARAPES
Endereço: Rua Coronel Waldemar Basgal, 576 – Piedade,
Telefone: (81) 3462.4855/(81) 3462.4619/(81)99756-0292
E-mail: jaboataoprev@hotmail.com/ beneficio@jaboatao.pe.gov.br
Horário de atendimento:
de 8h às 13h.
CANAIS DE ATENDIMENTO
Disponibilizamos alguns mecanismos para realização de manifestações:
- VIA INTERNET:
Caso não encontre o que procura, faça uma manifestação por meio do Sistema da Ouvidoria Eletrônica, acessando o endereço eletrônico disponível abaixo.
- PRESENCIALMENTE:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de forma física também. A Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes está disponível à todos cidadãos no seguinte endereço:
Avenida Barreto de Menezes, 1648 – Prazeres
- E-MAIL:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de correio eletrônico também:
- TELEFONE:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de ligação gratuita:
0800.081.8899
- WHATSAPP:
É disponibilizado ao cidadão um canal de comunicação de aplicativo para mensagens instantâneas:
99422.5177
GESTOR DA OUVIDORIA
Lorena Ventura
HORÁRIO DE ATENDIMENTO
08h às 14h – de segunda a sexta-feira