Consórcio Luz de Jaboatão vence Leilão da PPP da Iluminação Pública do Jaboatão dos Guararapes

O consórcio Luz do Jaboatão venceu, na tarde desta quarta-feira (16), o leilão da Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação Pública, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guarapes na Bolsa de Valores, em São Paulo. O conglomerado apresentou deságio de 54,6% e, com isso, a contraprestação mensal ficou no valor de R$ 495,509,40, a vigorar a partir do momento em que todos os pontos de iluminação da cidade estiverem equipados com a tecnologia de LED. O martelo foi batido pelo prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, encerrando o leilão. A concessão ao consórcio vai ter duração de 22 anos.

A partir desse resultado, a cidade irá passar a ter menos custo de manutenção por ponto de iluminação – R$ 10,55 – e redução do consumo de energia em 71%, medidas que irão diminuir a conta mensal de R$ 4 milhões para R$ 2,6 milhões. Tendo em vista que o município não pode ter lucro, a sobra vai ser revertida aos consumidores por meio de redução na Taxa de Iluminação Pública. As medidas passam a valer após o consórcio finalizar a meta de equipar com LED todo o parque elétrico da cidade, previsto para 2023.

“Já avançamos com a instalação de 10 mil pontos de LED e agora estamos iniciando uma nova fase com a PPP da Iluminação Pública. Vamos expandir para 100%, tornando Jaboatão dos Guararapes a cidade mais iluminada do Nordeste e uma referência para Pernambuco. Vamos proporcionar uma sensação de maior segurança, bem-estar e gerar uma economia de 71% para o município, além da questão ambiental, outro importante gerado por essa tecnologia. Diante o atual momento econômico, com graves impactos causados pela pandemia, cada gestor tem o papel de se reinventar e buscar parcerias”, destacou Anderson Ferreira.

De acordo com o contrato, a empresa vencedora irá ampliar a rede e adequá-la aos parâmetros luminotécnicos, bem como requalificar espaços de lazer, pontos turísticos e históricos, praças, parques, campos e quadras esportivas. E para garantir a oferta de um serviço de qualidade, serão implementados um centro de controle operacional e suporte técnico. “Esse é um ganho para todos porque estamos levando uma iluminação pública moderna e de maior qualidade para a população que mais precisa”, declarou o prefeito Anderson Ferreira ao destacar a implantação da PPP da Saúde, a primeira do Brasil no setor,  anunciada há menos de um mês e que vai gerar um investimento de R$ 750 milhões.

O resultado foi comemorado pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, que reforçou a importância da atuação da instituição no setor de infraestrutura em áreas complementares ao financiamento. “O BNDES está cada dia mais migrando de um banco monoproduto para um banco multiprodutos. Sabemos que uma das principais carências hoje do setor está em ter bons projetos. Montamos a nossa Fábrica de Projetos, constituímos a maior carteira de ativos do mundo e hoje oferecemos o que há de melhor em estruturação e modelagem para os nossos clientes”, comentou.

“Deve-se exaltar o impacto para os mais de 700 mil habitantes do Jaboatão dos Guararapes. Espera-se que a modernização de todo o parque de iluminação pública esteja concluída em até 18 meses, com a redução do gasto do município com energia elétrica em aproximadamente 70%”,  disse o superintendente da Área de Estruturação de Parcerias de Investimentos do BNDES, Guilherme Martins.

Diretor da Enel X, empresa que lidera o consórcio, Carlos Eduardo ressaltou a importância de realizar projetos inovadores, que possam melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Estudamos bastante esse projeto do Jaboatão e vamos fazer o diferencial”, disse. Além da Enel X, fazem parte do consórcio as empresas Selt e Mobit.