background

CONTROLE INTERNO

Início » CONTROLE INTERNO

A macro função de controle interno desempenha um papel fundamental na gestão pública, garantindo a transparência, eficiência e a eficácia das ações governamentais. Por meio do controle interno, é possível identificar e corrigir desvios, prevenir irregularidades, aprimorar a eficiência das operações, garantir a conformidade com leis e regulamentos.

Entre as principais atividades desenvolvidas pela macro função de Controle Interno estão:

  • Monitoramento da execução orçamentária e financeira;
  • Proposição de medidas preventivas e corretivas;
  • Verificação da regularidade dos atos administrativos;
  • Acompanhamento da gestão de pessoal;
  • Avaliação da conformidade das operações com as normas e diretrizes

PRINCIPAIS PROJETOS

Projeto de Controle

JABOATÃO DETECTA

Trata-se de estudo de acumulação ilegal de cargos públicos, com o objetivo de garantir a legalidade, a eficiência e a ética na gestão dos recursos humanos do município, evitando práticas que possam onerar a gestão e comprometer a qualidade dos serviços públicos prestados.

Projeto de Controle

ACOMPANHAMENTO DOS ÍNDICES CONSTITUCIONAIS

O trabalho de acompanhamento dos índices constitucionais consiste no monitoramento das despesas em áreas estratégicas como saúde, educação, pessoal, publicidade, duodécimo entre outros dispostos na Constituição Federal. O monitoramento é desenvolvido de forma preventiva a fim de garantir eficiência e transparência no uso dos recursos, promovendo uma gestão financeira responsável e alinhada aos princípios da administração pública.

Projeto de Controle

MONITORAMENTO DA REGULARIDADE FISCAL DO MUNICÍPIO

O controle da regularidade fiscal do município é realizado de maneira contínua, visando garantir o cumprimento de todas as obrigações fiscais e legais. Além disso, realizamos o acompanhamento das prestações de contas dos convênios federais e estaduais, assegurando a correta utilização dos recursos públicos.

Projeto de Controle

ECONOMIA RESPONSÁVEL

É realizada o monitoramento e análise dos gastos mensais em contas fixas (água, luz, telefone e internet), com objetivo de verificar se estão alinhados com as necessidades e orçamento previsto, garantindo uma gestão eficiente e uso adequado dos recursos públicos.