Na última terça-feira, 23 de janeiro, a Corregedoria do município promoveu uma capacitação destinada aos 32 conselheiros tutelares recém-empossados no ano de 2024. O evento visou a apresentação do “Código de Conduta Funcional” aplicável aos servidores municipais, assim como, orientar sobre a importância da adoção de uma conduta ética no exercício da função, destacando princípios fundamentais e práticas que devem nortear o desempenho profissional desses agentes públicos.
A Corregedora Geral, Isabela Oliveira, apresentou os aspectos legais do Código de Conduta inerentes à atuação dos conselheiros tutelares, como também, pontuou a necessidade de uma atuação pautada na transparência, imparcialidade e respeito aos princípios éticos.
Na oportunidade, a Ouvidora Lorena Ventura, apresentou o trabalho desenvolvido pela Ouvidoria Geral do município como espaço de diálogo e interlocução entre a comunidade e a gestão pública municipal, assim como, seus canais de atendimento e suas ações de fomento à participação e ao controle social e o trabalho realizado em conjunto com a corregedoria.
O encontro foi um momento importante para esclarecimentos, trocas de experiências e aprofundamento no entendimento do código funcional, reforçando o compromisso com a integridade e eficiência no serviço público.
A capacitação reforça o compromisso da Corregedoria e Ouvidoria, que vai além da fiscalização, permeando uma atuação preventiva e educativa que impacta positivamente no desenvolvimento de um serviço público, ético, transparente e de qualidade.