Covid-19: Jaboatão inicia aplicação de doses de reforço no público acima de 18 anos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inicia, nesta quinta-feira (18), a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas com idade a partir dos 18 anos. A decisão foi anunciada no início da tarde desta quarta-feira (17) pelo prefeito Anderson Ferreira, seguindo orientações do Ministério da Saúde (MS), que recomendou o intervalo de 150 dias após a segunda dose para a vacinação com a dose de reforço. Jaboatão conta com 13 pontos para aplicação de doses contra o novo coronavírus, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, no formato de drive-thru, com faixa rápida para pedestres.

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes havia iniciado protocolos para imunização de grupos prioritários com a dose de reforço junto a profissionais da saúde e educação, além da população acima dos 50 anos, com intervalo de 120 dias entre a segunda e terceira aplicação, estratégia que será mantida mediante pactuação feita em Comissão Intergestores Bipartite (CIB), grupo formado por gestores municipais da área da saúde e representantes da Secretaria Estadual de Saúde. Importante ressaltar que não é necessário realizar o agendamento para receber as doses de reforço, bastando apenas o usuário se dirigir a um ponto de vacinação, munido de documento oficial com foto e carteira de vacinação, desde que se enquadre dentro dos critérios preestabelecidos.

De acordo com o Ministério da Saúde, haverá segunda dose da vacina da Janssen, cuja aplicação deverá ser feita no intervalo de 60 dias após a primeira. Há previsão de que, nesta sexta-feira (19), Pernambuco venha a receber 300 mil doses do imunobiológico, sob orientação de que o excedente seja utilizado para a primeira dose em quem ainda não se vacinou. Outra remessa deverá chegar ao estado no próximo mês de dezembro destinada à aplicação das segundas doses.

Funcionam como pontos de vacinação contra a Covid-19 no Jaboatão: o Shopping Guararapes, a UniFG, a Faculdade Metropolitana e o Sesc, em Piedade; o Atacadão, em Prazeres; a Igreja da Fé do Brasil, em Cavaleiro; a Casa da Cultura, em Jaboatão Centro; a Associação de Moradores do bairro dos Curados; o Centro de Vigilância Ambiental (CVA), na Muribeca; no Espaço Cidadania Ativa do Jaboatão, no Socorro; e nos três polos no Centro Cultural Miguel Arraes, em Prazeres.