Criadores de peixe e camarão do Jaboatão têm aula prática sobre produção

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco, promoveu uma aula prática dos piscicultores do município na Unidade de Pesquisa e Aprendizagem Coletiva – “UPAC” do produtor colaborador Adriano Andrade em Palmares. No local foi feita uma demonstração de campo sobre o policultivo de Tilápia do Nilo e camarão de água doce, que complementou a parte teórica que já havia ocorrido Sítio Camarço, em Jaboatão, no último dia 27 de abril.
Os engenheiros de Pesca e extensionistas do IPA, João Paulo de Lima, Pedro Rocha e Maviael de Castro, apresentaram as práticas de manejo mais produtivas, a biometria e estocagem dos animais, preparação dos viveiros, fornecimento de ração, acompanhamento da qualidade da água e despesca.
Além disso, os piscicultores tiveram noções sobre a escolha do local para implantação da piscicultura (topografia, água e tipo de solo), dimensionamento e formato dos viveiros, construção dos taludes e instalação dos sistemas de abastecimento e drenagem.
Participaram da atividade 30 agricultores/piscicultores de base familiar do município de Jaboatão dos Guararapes. “Eu posso dizer agora que entendo 80% sobre criação de camarão e tilápia e recomendo a todo mundo aprender para ter uma renda”, disse Katia Siqueira, que tem criatórios no Engenho Penadubinha. As parcerias entre o Governo do Estado/IPA e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes continuarão com instalação em breve de uma unidade do IPA no município.