Crianças com autismo participam de atividade terapêutica com cães em Jaboatão

Crianças de 3 a 7 anos de idade, portadoras do Transtorno do Espectro de Autista (TEA), tiveram um momento de lazer especial na manhã desta terça-feira (20). Trata-se da atividade Banho de Acessibilidade na Arena Cão Terapia, no Parque da Cidade. A ação faz parte do tratamento terapêutico que elas fazem desde o mês de abril deste ano, quando o espaço foi inaugurado pela Prefeitura do Jaboatão.

Nesta ação coletiva, que recebeu o nome de Banho de Acessibilidade, foi avaliado o comportamento das crianças com a presença dos pais. A meninada deu banho, secou e brincou com os cães que são adestrados para esse tipo de terapia. Também aconteceram diversas outras brincadeiras, como banho de piscina e um lanche coletivo.

De acordo com a Secretária Executiva do Bem-Estar Animal, Carolina Lemos, a Arena Cão Terapia é uma iniciativa inédita no Estado, que traz resultados mais rápidos que a terapia convencional. “Geralmente são necessárias 30 sessões normais para serem vistos resultados. Já com o esse trabalho que realizamos, em 12 sessões conseguimos ver mudanças no comportamento das crianças. Hoje nós somos pioneiros. Não existe nenhum projeto na rede municipal que utilize cães terapêuticos.”, ressaltou.

Os cães utilizados no projeto têm voluntários como tutores, sendo avaliados pela equipe da Secretaria Executiva de Bem-estar Animal e treinados para participar dos exercícios com as crianças. “O cão se torna uma ferramenta a mais de trabalho. As crianças são atraídas por eles e os pets acabam se tornando mediadores entre os profissionais de saúde e a criança”, disse Joaquim Cavalcanti, coordenador técnico do projeto e adestrador dos cães.

Segundo Sterfny Paully, mãe da Ana Julia, 4 anos, a evolução da menina tem sido evidente. “A experiência tem sido maravilhosa. Ela era uma criança muito agitada, tinha dificuldade em interagir com outras pessoas e hoje ela desenvolve tudo isso de forma normal. É maravilhoso vê-la dessa maneira”, afirmou.

Juliana Barbosa, mãe de João Lucas, 5 anos, disse que as sessões de terapia têm transformado as interações com o filho. “É uma vitória muito grande. Ele não deixava molhar o cabelo. Fiquei um ano tentando encontrar formas de lavar o cabelo do meu filho e hoje o vi tomando banho de mangueira e de piscina sem dificuldades. Se não fosse o Cão Terapia, não teríamos nada. Meu sentimento é gratidão”, disse.

Cão Terapia

O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes com a participação das secretarias de Saúde, Educação e Bem-Estar Animal. Em abril deste ano foi inaugurada a Arena Cão Terapia , no Parque da Cidade, e Jaboatão dos Guararapes é o único município do Estado a contar com uma atividade com este formato.

Atualmente, 30 crianças fazem tratamento na Arena Cão Terapia com duas psicólogas, uma fisioterapeuta e uma fonoaudióloga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Cada criança faz terapia individualmente, durante a semana.