Crianças com microcefalia ganham novo espaço para atendimento em Jaboatão

 

Há um ano e cinco meses, a rotina da dona de casa Dhulha Nascimento, 25 anos, moradora do bairro de Prazeres, mudou. Com a chegada da pequena Luiza Valentina, portadora de microcefalia, começaram as dificuldades. Entretanto, a partir desta terça-feira (11), Dhulha e Luiza passam a ter motivos para comemorar. A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes inaugurou, em Piedade, a Policlínica de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente, que além de atender crianças de 0 a 18 anos incompletos, terá atendimento especial para crianças com microcefalia. Primeiro equipamento a oferecer tratamento especializado para essas crianças, a unidade funcionará das 7h às 17h.

De acordo com o último levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, Jaboatão dos Guararapes possui registrado, atualmente, 37 casos confirmados de crianças com microcefalia. “Temos uma geração de crianças que vão precisar de cuidados especiais, por isso a nossa preocupação de criar, na policlínica, um setor específico dar uma atenção direcionada às famílias e às crianças com microcefalia”, disse o prefeito Anderson Ferreira.

“Instalamos um novo conceito de saúde, no qual os serviços serão agendados, sem a necessidade de se formar filas na porta da unidade. Esta policlínica é apenas o início das mudanças que fizemos em nosso município em apenas cem dias de gestão. Estamos priorizando as questões que mais beneficiam a população não só em saúde, mas em todos os setores que impactam direta ou indiretamente na área social”, acrescentou o gestor.

Para a dona de casa Dhulha, o equipamento veio para ajudar as mães das crianças com microcefalia. “A gente saía de madrugada de ônibus para ser atendido em outra unidade, o que causava muitos transtornos. Agora, que temos atendimento por perto, me faz sentir muito acolhida pela gestão. Está tudo maravilhoso”, disse.

A policlínica contará com serviços de oftalmologia, odontologia, pediatria, terapia ocupacional, hebiatra, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, nutricionista, ginecologia e ortodontia. O atendimento será agendado, mediante encaminhamento feito pelas unidades de saúde do município ou pela Central de Regulação, garantindo que cada paciente saiba com antecedência data e hora da consulta, sem a necessidade de enfrentar filas ou ter que pegar ficha de atendimento. A unidade disponibilizará, ainda, serviço gratuito de transporte para crianças que precisem se dirigir ao local para realizar sessões de fisioterapia e cujas famílias estejam economicamente impossibilitadas de arcar com os custos do deslocamento.