De Olho na Consulta tem mais de 80% de aprovação dos usuários

Pesquisa realizada com 2.018 usuários do aplicativo De Olho na Consulta, da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, indica que em torno de 80% deles consideraram que o acompanhamento dos agendamentos de consultas ficou melhor com o app e o acham fácil de utilizar e 94% o veem como importante. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 30 de maio, no próprio aplicativo, em uma parceria do município com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio de um Acordo de Cooperação Técnica. O Relatório de Consulta Popular – feito pelo Núcleo de Estudos em Estatísticas Sociais (NEES), da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes) da Fundaj – foi apresentado nesta segunda-feira a Jaboatão.

“O De Olho na Consulta foi premiado como melhor experiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Nordeste, em 2017, e buscamos sempre aprimorar o serviço, a fim de que possamos oferecer o melhor atendimento possível à população. Esse é o objetivo da pesquisa, indicar onde devemos investir”, afirma o prefeito Mano Medeiros. “Pela demanda da população, por exemplo, estamos contratando os médicos nas especialidades mais necessárias, por meio da seleção simplificada que já homologamos”.

O trabalho foi direcionado para a área de saúde do município, em colaboração com a Secretaria de Planejamento. Realizado a partir do cruzamento de informações de uma pesquisa primária da prefeitura com a análise de dados da Lei Orçamentária Anual de Jaboatão dos Guararapes, em 2021 (no pico da pandemia), o estudo definiu um ranking de prioridades para um aprofundamento de ações do governo municipal.

“Nesta frente de trabalho começamos ajudando a prefeitura a formatar pesquisa com moradores para ver prioridades no planejamento. Isto permitirá à Secretaria de Saúde priorizar ações”, explicou Luís Henrique Romani, economista e um dos pesquisadores envolvidos no projeto.

O De Olho na Consulta é uma ferramenta utilizada pela Secretaria de Saúde do município para que os jaboatonenses possam verificar o status de solicitações para consultas especializadas e exames. “Antes, era preciso se dirigir à unidade de saúde para confirmar o agendamento ou aguardar a informação de um agente de saúde. Desde 2017, é só olhar no aplicativo, que manda mensagem avisando do agendamento e alerta quando o dia se aproxima”, explica a secretária de Saúde, Zelma Pessôa.

De acordo com o relatório, algumas das variáveis consideráveis que afetam a opinião de qualidade de serviços no De Olho na Consulta são escolaridade, tipo de Unidade de Saúde que realizou o agendamento, percepção do atendimento no posto de saúde e do prazo para a efetiva realização do atendimento. “São detalhes que dizem muito”, observa Zelma. Mais de 80% da amostra foram respondidas por mulheres, 82% têm o ensino médio completo e 72,6% possuem renda de até um salário mínimo. “Isso mostra que o app está sendo usado por quem mais precisa, pois 80% da população jaboatonense é dependente do SUS”.

Outras pesquisas e projetos estão sendo desenvolvidas entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. O objetivo é auxiliar o município a identificar quais áreas de atuação do governo municipal merecem mais atenção para garantir o bem estar da população.