Foto: Matheus Britto/PJG

Debates sobre prevenção a riscos e desastres naturais marcam segundo dia do seminário “Construindo uma Cidade Resiliente”

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e em comemoração ao Outubro Urbano, como estratégia da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), promoveu, nesta quarta-feira (31), o segundo dia do seminário “Construindo uma Cidade Resiliente”. O evento, realizado no auditório da Faculdade Tiradentes, em Prazeres, é uma plataforma para debate sobre o compromisso global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

O dia foi marcado por debates sobre impactos das mudanças climáticas no ambiente urbano, em especial no Estado de Pernambuco; atuação do Corpo de Bombeiros na redução de riscos e desastres e uma palestra do Programa ONU sobre o Dia Mundial das Cidades, que tem como tema Construindo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

“O evento Constuindo uma Cidade Resiliente, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, se insere em um momento muito importante para ONU-Habitat que é a comemoração do Outubro Urbano e o Dia Mundial da Cidade comemorado no dia 31 de outubro. Esse ano, o tema selecionado foi Construindo Cidades Sustentáveis e Resilientes, e trazer essa temática ao Jaboatão, sexto município do Brasil mais propenso a riscos e desastres, é extremamente importante”, pontuou Bruna Gimba, assistente de Programas da ONU/Habitat.

O secretário-executivo de Serviços Urbanos e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, Carlos Alberto, ressaltou que um estudo realizado pela Defesa Civil do município apontou que 29,2% do território do Jaboatão está localizado em áreas de risco. “Quando assumimos a gestão, identificamos que Jaboatão é a sexta cidade com maior índice de riscos do Brasil. São 12.200 pontos de risco e aproximadamente 1.700 pontos de alagamento. São números preocupantes, mas estamos trabalhando arduamente para mudar essa realidade”, apontou.