Foto: Matheus Britto/PJG

Debates sobre prevenção a riscos e desastres naturais marcam segundo dia do seminário “Construindo uma Cidade Resiliente”

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e em comemoração ao Outubro Urbano, como estratégia da Organização das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), promoveu, nesta quarta-feira (31), o segundo dia do seminário “Construindo uma Cidade Resiliente”. O evento, realizado no auditório da Faculdade Tiradentes, em Prazeres, é uma plataforma para debate sobre o compromisso global para tornar as cidades e os assentamentos humanos mais inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

O dia foi marcado por debates sobre impactos das mudanças climáticas no ambiente urbano, em especial no Estado de Pernambuco; atuação do Corpo de Bombeiros na redução de riscos e desastres e uma palestra do Programa ONU sobre o Dia Mundial das Cidades, que tem como tema Construindo Cidades Sustentáveis e Resilientes.

“O evento Constuindo uma Cidade Resiliente, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, se insere em um momento muito importante para ONU-Habitat que é a comemoração do Outubro Urbano e o Dia Mundial da Cidade comemorado no dia 31 de outubro. Esse ano, o tema selecionado foi Construindo Cidades Sustentáveis e Resilientes, e trazer essa temática ao Jaboatão, sexto município do Brasil mais propenso a riscos e desastres, é extremamente importante”, pontuou Bruna Gimba, assistente de Programas da ONU/Habitat.

O secretário-executivo de Serviços Urbanos e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, Carlos Alberto, ressaltou que um estudo realizado pela Defesa Civil do município apontou que 29,2% do território do Jaboatão está localizado em áreas de risco. “Quando assumimos a gestão, identificamos que Jaboatão é a sexta cidade com maior índice de riscos do Brasil. São 12.200 pontos de risco e aproximadamente 1.700 pontos de alagamento. São números preocupantes, mas estamos trabalhando arduamente para mudar essa realidade”, apontou.

Veja também

Gestores da rede municipal de ensino do Jaboatão recebem capacitação sobre merenda escolar

A Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com a Coordenação de Nutrição, promoveu, …