Defesa Civil do Jaboatão ganha Prêmio de Mérito do Cemaden

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes ganhou, na última quarta-feira (4), o Prêmio de Mérito do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), pela campanha #AprenderParaPrevenir, realizada em 16 escolas do município. A ação desenvolveu um processo de mobilização e formulação de projetos socioeducativos com os estudantes, tendo sido agraciada com uma Estação Meteorológica Pluvi.On. A Escola Municipal Doutor Luiz Regueira, localizada no bairro de Sucupira, foi uma das ganhadoras do kit educativo do Cemaden Educação.

O Pluvi.On é uma estação meteorológica compacta para monitoramento de condições climáticas em tempo real. Incorpora sensores para medição do volume e intensidade de chuva, temperatura, umidade do ar, direção e velocidade do vento. A tecnologia permite ainda a emissão de alerta à população e é uma grande aliada na prevenção de enchentes, deslizamentos de terra e outros desastres. A estação será implantada a partir do mês de Janeiro de 2020.

“A Secretaria Executiva de Serviços Urbanos e Defesa Civil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, representantes de comunidades e a Universidade Federal de Pernambuco, mobilizou e envolveu 16 escolas da rede pública, elaborando projeto para realização de oficinas temáticas relacionadas à prevenção de riscos e desastres com os estudantes. As temáticas dos projetos foram elaboradas a partir da contextualização dos riscos socioambientais, levando-se em consideração os objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela ONU e que estão sendo divulgados para a construção da sustentabilidade ambiental, bem como a resiliência urbana para redução de riscos de desastres”, comentou Arthur Paiva, superintendente de Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes.