Defesa Civil do Jaboatão garante primeiro lugar em premiação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes recebeu, mais uma vez, prêmio concedido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação, por meio do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), pela execução de projetos educacionais na área da Defesa Civil. A peça premiada com o primeiro lugar na edição deste ano da campanha #aprenderparaprevenir, em formato de vídeo, foi elaborada pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) Adelaide Pessoa Câmara, localizada no bairro de Marcos Freire, e aborda temas relacionados à prevenção de desastres naturais.

A iniciativa recebeu o primeiro lugar na categoria Criatividade e é resultado de oficinas promovidas pelo Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) do Jaboatão. Mais importante elo do Sistema Nacional de Defesa Civil, o Nupdec é composto por cidadãos de cada comunidade que, por meio do trabalho voluntário e solidário, contribuem nas ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidades e emergência.

O objetivo da edição de 2021 da campanha #aprenderparaprevenir foi mobilizar pessoas, instituições e comunidades para criarem espaços de diálogos na construção e difusão de conhecimentos e intervenções no campo da Educação para Redução de Riscos e Desastres. O Nupdec da Erem Adelaide Pessoa Câmara “vestiu a camisa” e os estudantes participaram ativamente da produção de vídeos autorais. O resultado do esforço constante em promover ações educacionais junto às comunidades do Jaboatão rendeu à Superintendência de Proteção e Defesa Civil do município, ainda, Prêmio de Mérito, concedido pelo Cemaden, devido à mobilização na campanha.