Dia Mundial da Alimentação marca início das atividades da Semana Saudável no Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes promove, a partir desta quarta-feira, a Semana Saudável, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado neste dia 16. Até o dia 25, serão realizadas várias atividades com foco na promoção de informações sobre educação nutricional, saúde e bem-estar, envolvendo todas as faixas etárias da população. A Semana Saudável é realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, em parceria com as pastas da Saúde, Educação, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Entre as ações que serão realizadas ao longo da semana, terão exposições sobre alimentos ultraprocessados, oficinas de culinária e boas práticas de manipulação, palestras e cursos de horticultura. O encerramento será com a feira de produtos agroecológicos, no pátio do Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Haverá, ainda, atividades físicas para enfatizar a importância de hábitos saudáveis. A programação foi elaborada pelo Núcleo de Segurança Alimentar da prefeitura.

A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Mariana Inojosa, ressalta que segurança alimentar é um assunto amplo quando se fala de qualidade de vida, pois abrange desde a produção dos alimentos, passando por higienização e consumo, até medidas de reciclagem. “Por isso, teremos muitas atividades com os alunos da rede municipal de ensino e nos serviços de convivência. Também haverá rodas de conversas com idosos para destacar a importância da vida saudável na melhor unidade. Jaboatão é pioneiro na implantação de segurança alimentar em Pernambuco e, com essa Semana Saudável, temos o objetivo de intensificar esse trabalho de promoção da educação alimentar”, explicou a secretária.