Equipe do Jaboatão recebe capacitação no Projeto Tamar

Cerca de 1800 tartarugas marinhas nasceram na orla do Jaboatão dos Guararapes, desde o início do ano e o período de novas desovas já é aguardado para o segundo semestre. Por conta disso, a equipe do Programa Bem Estar Animal, desenvolvido pela Prefeitura do Jaboatão, passou por treinamento com especialistas do Projeto Tamar da Praia de Pipa, no Rio Grande do Norte. O objetivo da parceria entre a gestão municipal e o Tamar foi capacitar os profissionais com novas técnicas de monitoramento das espécies que chegam às praias de Piedade e Candeias.

Em Jaboatão, as ações de proteção das tartarugas já vêm sendo realizadas, desde 2017, com a instalação de placas de alerta e cercados em torno dos ninhos. A vigilância é feita desde o período da desova até o nascimento dos filhotes, principalmente por ocorrerem numa área urbana do município e com grande presença de banhistas.

A ideia da parceira foi justamente porque o Tamar é um projeto conservacionista brasileiro, que revolucionou a luta pela preservação de espécies ameaçadas de extinção. Atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção.

“O treinamento possibilitou uma vivência prática muito importante no sentindo de adquirir mais informações sobre o manejo e monitoramento das tartarugas marinhas. Os ensinamentos passados pelos técnicos do Projeto Tamar farão toda a diferença nas nossas atividades nas praias de Jaboatão dos Guararapes. No curso, adquirimos segurança para realizar diversas atividades com o devido preparo e organização”, disse a coordenadora de Proteção e Defesa Animal da Secretaria Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Salomé Simões.

A superintendente de Meio Ambiente do município, Edilene Rodrigues, ressalta que treinamento com a troca de informações sempre faz a diferença, pois amplia os horizontes em relação à metodologia de preservação. ” A Fundação Tamar tem bagagem de mais de 35 anos protegendo e atuando de forma direta no crescimento populacional das tartarugas marinhas no Brasil. É importantíssimo ter uma rede com órgãos de excelência que trabalham para a conservação e a pesquisa de animais, como tartarugas, animais silvestres entre outros”, afirmou a gestora.