Equipes de São Lourenço da Mata vêm ao Jaboatão conhecer modelo de coleta seletiva

Equipes da Prefeitura de São Lourenço da Mata estiveram, na manhã desta quinta-feira (12), no Complexo Administrativo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, para conhecer de perto as ações desenvolvidas na área da coleta seletiva de lixo no município. A visita é fruto dos bons resultados apresentados pelo Programa Coleta Seletiva, realizado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania do Jaboatão, reconhecido nacionalmente e cujos processos atraíram olhares de outras cidades, como Camaragibe, Buenos Aires e Recife.

Diretor de Meio Ambiente e Agricultura de São Lourenço da Mata, Gerson Vicente reconheceu os benefícios do programa e disse que, a próxima etapa, é estudar mecanismos para permitir a implantação do modelo no município. “Aprendemos muito com o Programa Coleta Seletiva do Jaboatão. Vimos que é um trabalho que está dando certo, relevante, tanto na esfera econômica, como no desenvolvimento e capacitação das pessoas. Estamos estudando para implementá-lo em São Lourenço da Mata” , pontuou Vicente.

A coordenadora do Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão dos Guararapes, Kelly Salles, explicou que um dos focos das ações que vêm sendo implementadas é a inclusão e a visibilidade do trabalho dos catadores. “Observamos que, ao dar suporte às cooperativas, passamos a integrar os catadores em novas políticas. E por meio do Programa Coleta Seletiva, damos a eles a possibilidade de melhorar a qualidade de vida – não só deles, como de toda a família”, pontuou.

“Esse programa mudou a minha vida e ajudou minha família. Sou muito grato à prefeitura por ter tido essa oportunidade”, afirmou Joeldes Francisco, ex- carroceiro, que agora trabalha na cooperativa.