Escolas da rede municipal do Jaboatão realizam ato pela igualdade racial no Dia da Consciência Negra

A fim de promover políticas afirmativas de cultura e promoção da igualdade racial na perspectiva do resgate, valorização, preservação e disseminação do patrimônio material e imaterial do Jaboatão dos Guararapes, a Escola Municipal Albenice Maria da Silva e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Marcos Freire realizaram, nesta quarta-feira (20), apresentações culturais relacionadas com temáticas afro e plantio de mudas de baobá, árvore símbolo da cultura africana. As ações integram as atividades desenvolvidas pela Secretaria de Educação da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes em alusão ao Dia da Consciência Negra.

Supervisora do Cemei Marcos Freire, Patrícia Freire destacou a importância da abordagem dentro do ambiente escolar sobre tópicos voltados à cultura africana. “Esse evento foi muito gratificante, pois trouxe a vivência do mundo afro, muito importante para a formação do povo brasileiro. O Dia da Consciência Negra nos remete a conhecer melhor a cultura africana e nos faz refletir sobre valores importantes para a formação do ser humano, tais como igualdade, respeito ao próximo, amor e liberdade”, afirmou.

As comemorações nas duas unidades de ensino foram concluídas com os estudantes realizando o plantio de mudas de baobá em suas respectivas escolas, um ato simbólico, eternizando, assim, essa homenagem aos povos de matrizes africanas.