Estudantes de Jaboatão ganham ouro e prata em Olimpíada de Raciocínio em São Paulo

Estudantes da Escola Municipal Humberto Barradas, de Jaboatão dos Guararapes, conquistaram medalhas de ouro e prata, na IX Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, disputada em São Paulo, no último sábado. A escola foi a única representante das redes municipais de ensino de Pernambuco no torneio. A equipe do 8º e 9º anos foi a campeã, enquanto os jogadores do 4º ao 7º anos ficaram com segundo lugar na categoria. Os estudantes foram recebidos com muita festa pelos familiares, professores e colegas, quando desembarcaram às 22h do sábado, no Aeroporto Internacional dos Guararapes. O prefeito Anderson Ferreira foi recepcionar os campeões e garantiu ainda mais apoio para que novas conquistas sejam alcançadas.

Os medalhistas de ouro foram Lucas Ferreira da Silva, Jandelson Gama Ferreira, Iago Muniz da Silva e Anderson Thienry Henry Silva dos Santos. A prata veio com Yasmin Margarida França dos Santos, João Lucas Régis da Silva Pereira e Laís Sthefanie Vieira dos Santos. Antes dia final nacional da IX Olimpíada de Raciocínio Mind Lab, no sábado, os estudantes venceram as duas fase anteriores, enfrentando 110 mil concorrentes de todo o País.

“Foi uma disputa muito difícil porque só tinham os melhores. Mas treinamos muito, focamos no torneio e o resultado veio com esta medalha de ouro”, comemorou Janderson da Silva, de 13 anos, quem venceu as três rodadas de tabuleiro abalone. Anderson Thienry Henry também terminou invicto jogando damas e contribuiu para a conquista do título. “Conseguimos superar o nervosismo do começo e a cada vitória a confiança ia aumentando. Agora é recomeçar os treinos e buscar o bicampeonato”, ressaltou o estudante de 14 anos.

Ao receber os estudantes, o prefeito Anderson Ferreira ressaltou que os jaboatonenses devem ter muito orgulho dessas duas vitórias, por se tratar de um torneio nacional que exige estudo e raciocínio rápido. “Nossos campeões representam a garra dos nossos alunos. Com essas medalhas, eles mostraram que todos têm capacidade de alcançar os objetivos. Tenho certeza de que teremos mais campões nas próximas disputadas. É por isso que a nossa gestão vem investindo na Educação, melhorando a qualidade do ensino, recuperando as escolas, apostando na tecnologia e convocando quase 700 professores concursados. Assumimos o compromisso de fazer a mudança e estamos mostrando resultados”, salientou.

A secretária municipal de Educação, Ivaneide Dantas, ressaltou que essa experiência ficará para sempre na vida desses oito estudantes. “Eles se dedicaram muito para conquistar a Olimpíada de Raciocínio e a participação das famílias foi importantíssima. Estou muito orgulhosa e com a certeza de que nosso projeto de Educação em Jaboatão está no caminho certo. Todos estão de parabéns”, assinalou.

De acordo com Sandra Garcia, diretora pedagógica da Mind Lab e responsável pela metodologia da Olimpíada, os jogos são uma forma de estimular a participação dos estudantes e reforçar a importância do estudo. “Esse torneio é um instrumento que ajuda a colocar em prática habilidades essenciais para a vida dos estudantes e que estão cada vez mais presentes no currículo educacional”, disse a gestora.