Estudantes que venceram olimpíada internacional representando Jaboatão ganham viagem para semana de imersão

Eles venceram a etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática e do Conhecimento, em dezembro de 2020, e iriam representar o Brasil na etapa mundial, na China. Mas veio a pandemia e tudo foi suspenso. Agora, o prêmio chegou e a equipe Matemágicos, então formada por oito alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão, da rede municipal do Jaboatão dos Guararapes, viajou, nesta segunda-feira (18), para São José dos Campos, em São Paulo. Lá, os jovens participam da Semana da Escola Avançada de Tecnologia, promovida pelo Instituto Alpha Lumen, uma imersão tecnológica de alto nível, onde vão interagir com medalhistas do ensino médio de uma outra olimpíada desenvolvida pela entidade, a Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT) e com milhares de estudantes de várias partes do país.

Antes de embarcar, a equipe teve um momento de grande emoção, no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes Gilberto Freire. “Eu nunca pensei que ia fazer uma viagem dessas com 14 anos. É muito legal ver nosso esforço levando a gente para outros lugares, abrindo portas para a gente conhecer pessoas, lugares e aprender mais um pouco sobre outras culturas”, comemorou Késia Sandrely, uma das integrantes da Matemágicos. O amigo Artur Bezerra, disse que a viagem foi uma supresa e que vencer a olimpíada trará muitas oportunidades ao grupo, inclusive de trabalho.

A primeira-dama do Jaboatão, Andrea Medeiros, foi ao aeroporto parabenizar o grupo antes do embarque, representando o prefeito. “A alegria deles nos deixa felizes e emocionados. É gratificante ver o quanto a escola pode estimular talentos e melhorar o futuro de muitos jovens”, comentou. O antigo professor de matemática da equipe, Washington Gonçalves, acompanhou os estudantes até o embarque e afirmou que não dava para mensurar a importância da viagem e da vitória para eles.

A Equipe Matemágicos é formada pelos alunos Artur Bezerra da Silva, Lívia Maria Alves de Lima Santana, Wandany Gabrielly Lopes Pereira, Cycilea de Souza Gomes, Késia Sandrely Matos de Souza, Guilherme de Andrade Gadelha Peixoto, Sophia Kanycha dos Santos Félix e Hajennyffer Kerly Carneiro Santos, que cursavam os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental quando venceram a olimpíada.
Em 2020, 400 escolas públicas de todo o Basil participaram da fase nacional da OIMC, também promovida pelo instituto Alpha Lumen, onde a Matemágicos saiu vencedora e habilitada para representar o país na fase internacional. Originalmente, a programação previa que o campeonato seria realizado em Beijing, na China, no ano passado, mas, devido as restrições daquele país em consequência da pandemia, o evento foi suspenso e não há previsão para ser realizado.