Estudo da Vigilância Socioassistencial do Jaboatão dos Guararapes entre os melhores do País

O trabalho realizado pela equipe de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Municipal de Assistência Social do Jaboatão dos Guararapes foi selecionado entre os melhores do País e um dos três premiados no Estado de Pernambuco. O anúncio foi feito pela Secretaria Nacional de Assistência Social, durante a 3ª Mostra de Experiência em Vigilância Socioassistencial. A premiação será entregue no 12º Encontro Nacional de Vigilância Socioassistencial, em data ainda a ser marcada.

Foram analisados 137 estudos de todo o Brasil e 40 foram selecionadas. A equipe jaboatonense apresentou os resultados do “Estudo Social sobre a Infância e Adolescência em Jaboatão dos Guararapes”. A equipe foi a campo para detalhar a situação das crianças e adolescentes com foco nas condições de vida, distribuição no território, marcadores sociais de diferença, proteções e desproteções, entre outros critérios.

A partir dos dados coletados, foi possível subsidiar a Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDCA/JG) na avaliação e monitoramento das políticas públicas de promoção, proteção e defesa das crianças e adolescentes, que também envolvem a saúde e a educação.

Em 2018, Jaboatão tinha população estimada em 700 mil habitantes, sendo 256.677 pessoas cadastradas no Cadúnico. Desse total, cerca de 100 mil crianças e adolescentes vivem em situação de extrema pobreza. “Desde o início da gestão, estamos implantando ações para atender àqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade e risco social. Com o levantamento realizado pela Vigilancia Socioassistencial, pudemos intensificar e elaborar outros planos de desenvolvimento para enfrentar esse problema com mais eficácia. A equipe realizou um importante trabalho, que foi reconhecido pelo Governo Federal”, ressaltou a secretária municipal de Assistência Social, Mariana Inojosa.