Exame do Covid-19 é ampliado para profissionais de saúde no Jaboatão

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes ampliou a coleta de exame para o Covid-19 para os profissionais de saúde que atuam no município, seja da rede pública quanto particular, que apresentam sintomas do novo coronavírus (Covid-19). O material agora também pode ser coletado nas policlínicas Mariinha Melo (Vila Rica), Manoel Calheiros (Curado) e Carneiro Lins (Prazeres), das 8h às 12h.

Caso o paciente apresente algum sintoma, o profissional precisa comunicar à chefia imediata, que faz o contato com o Centro de Informações Estratégicas da Vigilância em Saúde (Cievs), através do número (81) 99975-1640, que funciona 24 horas por dia. O agendamento da coleta é marcado e o profissional passa a ser acompanhado diariamente pelo Cievs.

O material então é enviado ao Laboratório Central de Pernambuco (Lacen), onde é realizado o teste e o Cievs comunica o resultado ao paciente. O tempo de espera é de no máximo cinco dias.

A recomendação é para Q o paciente permanecer em isolamento domiciliar. Se surgir algum sinal de agravamento, durante esse período, deve-se buscar apoio no serviço de saúde.