Exposição no Shopping Guararapes homenageia os 429 anos do Jaboatão

A cidade de Jaboatão dos Guararapes completou 429 anos na última quarta-feira (04) e o Shopping Guararapes decidiu homenageá-la levando ao público os mistérios que rondam a cidade. Com a Exposição ‘Lendas de Jaboatão’, o shopping resgata contos populares e apresenta em painéis os lugares e suas histórias. A mostra acontece até o dia 15 de maio no corredor do Cinépolis com visitação gratuita. A exposição é realizada em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, inspirada no livro do professor James Davidson, também responsável pela curadoria.

O intuito da mostra é trazer luz para o imaginário folclórico da cidade de Jaboatão, levando esses relatos que passavam de geração para geração e que até hoje são contadas. A Casa Mal-Assombrada de Megaípe, datada do século XVII, é uma das lendas que é retratada na exposição. Localizada em Comportas, a casa foi descoberta por Gilberto Freyre no início do século XX, e segundo contam as narrativas, assustava os moradores da redondeza com barulhos de louça na sala de jantar, choro de crianças, barulho de correntes arrastando. De acordo com relatos antropológicos de Gilberto Freyre, foram encontrados restos mortais de pessoas sepultadas sob as grossas paredes. A casa foi demolida em 1928.

O Lobisomem de Cajueiro Seco também se tornou lenda e deu fama ao bairro por aterrorizar os moradores entre o ano de 2008 e 2009. Segundo os relatos de algumas pessoas “atacadas”, o lobisomem tinha a aparência escura e peluda, parecida com a de um grande canino, porém maior e mais assustadora. Segundo contam, várias pessoas teriam sido perseguidas e amedrontadas pela criatura. Na época, cartazes alertando sobre a presença do lobisomem chegaram a ser afixados na região, mas no final o lobisomem não chegou a ser capturado.

Outras lendas citadas são a da Iara do Riacho da Prata e a Pedra Encantada, O Fantasma do Casarão Suassuna, As Botijas de Muribeca e As Casas Mal-Assombradas de Jaboatão Centro. A exposição está no corredor do Cinema, e funciona seguindo o horário do shopping, de segunda a sábado das 9h às 22h, e aos domingos das 12h às 21h.