Fiéis participaram, neste domingo (16), de missa campal e da tradicional Procissão da Bandeira, atos que marcaram o início do período de novenas. Calendário de celebrações se estende até dia 24 de abril (Foto: Matheus Britto/PMJG

Fé e devoção marca abertura da 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

 

Centenas de pessoas acompanharam, neste Domingo de Páscoa, a abertura da 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes. A Procissão da Bandeira marca o início das festividades em prol da santa, padroeira do bairro de Prazeres e do Comando Militar do Nordeste. O evento, que este ano tem como tema “Maria, mãe de Deus e da Humanidade”, acontece no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, onde fica localizado o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres. Em paralelo às atividades religiosas, serão realizados, a partir desta quinta-feira (20), das 20h às 00h, shows com artistas locais e representantes da cultura popular.

Dom André dos Santos Vicente, administrador do Santuário, destacou a importância da santa para os fiéis. “Ela [Nossa Senhora dos Prazeres] teve grande intercessão no nosso povo e no Brasil durante o episódio da Insurreição Pernambucana. Graças à ela, os holandeses não venceram a guerra e, assim, nossa pátria ficou restabelecida. O povo a venera pelo que ela fez e ainda faz pelo povo”, disse o religioso. “Pudemos observar um aumento significativo no número de pessoas que acompanharam a procissão com relação ao ano passado. A tendência é de que tenhamos uma festa muito mais tranquila e bonita”, acrescentou.

Mesmo com problemas de locomoção, Dona Maria José, 94, devota da santa há mais de 55 anos, fez questão de acompanhar a procissão. A fé em Nossa Senhora dos Prazeres acompanha sua família há gerações, fé que ficou ainda mais fortalecida há dez anos, quando a aposentada teve uma graça alcançada. “Pedi pela minha visão e ela intercedeu por mim. Hoje enxergo melhor que muita gente. A maior alegria que eu tenho nessa vida é quando estou dentro dessa igreja”, disse Dona Maria, emocionada, ao lembrar que faz questão de estar presente em todos os nove dias de novena.

O público que for conferir de perto as atrações da 360ª Festa da Pitomba encontrará, ainda, feirinha de artesanato, barracas de comidas e bebidas e um parque de food truck. Documentos e objetos perdidos poderão ser entregues em um espaço criado especificamente para facilitar a coleta e o armazenamento. Secretarias municipais promoverão diversas ações conjuntas ao longo dos nove dias de festa, prestando orientações sobre medidas de combate à violência contra a mulher, criança e adolescente, além de promover campanhas educativas nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Social.


SEGURANÇA
Cerca de 1.200 homens da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil  e Corpo de Bombeiros irão reforçar a segurança do evento. Agentes de trânsito irão atuar de forma a garantir a mobilidade da festa.

Veja também

Procon Jaboatão promove ação itinerante na semana do Dia Mundial do Consumidor

Para fechar as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), …