Fiéis participaram, neste domingo (16), de missa campal e da tradicional Procissão da Bandeira, atos que marcaram o início do período de novenas. Calendário de celebrações se estende até dia 24 de abril (Foto: Matheus Britto/PMJG

Fé e devoção marca abertura da 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres

Centenas de pessoas acompanharam, neste Domingo de Páscoa, a abertura da 360ª Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, popularmente conhecida como Festa da Pitomba, em Jaboatão dos Guararapes. A Procissão da Bandeira marca o início das festividades em prol da santa, padroeira do bairro de Prazeres e do Comando Militar do Nordeste. O evento, que este ano tem como tema “Maria, mãe de Deus e da Humanidade”, acontece no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, onde fica localizado o Santuário de Nossa Senhora dos Prazeres. Em paralelo às atividades religiosas, serão realizados, a partir desta quinta-feira (20), das 20h às 00h, shows com artistas locais e representantes da cultura popular.

Dom André dos Santos Vicente, administrador do Santuário, destacou a importância da santa para os fiéis. “Ela [Nossa Senhora dos Prazeres] teve grande intercessão no nosso povo e no Brasil durante o episódio da Insurreição Pernambucana. Graças à ela, os holandeses não venceram a guerra e, assim, nossa pátria ficou restabelecida. O povo a venera pelo que ela fez e ainda faz pelo povo”, disse o religioso. “Pudemos observar um aumento significativo no número de pessoas que acompanharam a procissão com relação ao ano passado. A tendência é de que tenhamos uma festa muito mais tranquila e bonita”, acrescentou.

Mesmo com problemas de locomoção, Dona Maria José, 94, devota da santa há mais de 55 anos, fez questão de acompanhar a procissão. A fé em Nossa Senhora dos Prazeres acompanha sua família há gerações, fé que ficou ainda mais fortalecida há dez anos, quando a aposentada teve uma graça alcançada. “Pedi pela minha visão e ela intercedeu por mim. Hoje enxergo melhor que muita gente. A maior alegria que eu tenho nessa vida é quando estou dentro dessa igreja”, disse Dona Maria, emocionada, ao lembrar que faz questão de estar presente em todos os nove dias de novena.

O público que for conferir de perto as atrações da 360ª Festa da Pitomba encontrará, ainda, feirinha de artesanato, barracas de comidas e bebidas e um parque de food truck. Documentos e objetos perdidos poderão ser entregues em um espaço criado especificamente para facilitar a coleta e o armazenamento. Secretarias municipais promoverão diversas ações conjuntas ao longo dos nove dias de festa, prestando orientações sobre medidas de combate à violência contra a mulher, criança e adolescente, além de promover campanhas educativas nas áreas da Saúde e Desenvolvimento Social.

SEGURANÇA
Cerca de 1.200 homens da Polícia Militar, Guarda Municipal, Polícia Civil  e Corpo de Bombeiros irão reforçar a segurança do evento. Agentes de trânsito irão atuar de forma a garantir a mobilidade da festa.