Fiéis participam da Procissão da Bandeira no Jaboatão

Neste domingo (1º), data que dá início à 361ª Festa da Pitomba, centenas de fiéis saíram em cortejo da Matriz de Nossa Senhora do Rosário, em Prazeres, na tradicional Procissão da Bandeira. A caminhada marca o início das festividades em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira do Jaboatão.

A famosa manifestação cultural pernambucana comemora o fim da Batalha dos Guararapes. Ao longo de nove dias, em paralelo às atividades religiosas, acontecem eventos para todos os públicos: a partir desta quinta-feira (05), das 20h às 00h, a festividade traz shows com artistas locais e representantes da cultura popular. Entre as atrações estão Maestro Spok, Gerlane Lopes, Josildo Sá, Adilson Ramos, MC Tróia, MC Elvis, Banda Torpedo, Batista Lima e Fim de Feira.

Para garantir a tranquilidade da festa, as secretarias municipais serão responsáveis por ações conjuntas, com foco em questões como mobilidade no trânsito, segurança e saúde do público. O SAMU dará suporte ao evento com um posto médico, além de viaturas, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e bombeiros civis. Foi também montado um esquema de segurança com 420 homens, sendo 150 policiais militares, 180 guardas municipais e 90 bombeiros.

Além disso, a Secretaria de Saúde realizará, no período de 4 a 9 de abril, testagem rápida para diagnóstico e aconselhamento sobre ISTs (HIV, sífilis e hepatite), além de ações informativas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças. No dia 4, das 10h às 16h, também serão realizados exames para diagnóstico de tuberculose.

TRÂNSITO
A partir desta segunda (2) até o dia 8 de abril, agentes de trânsito fiscalizarão e interditarão as vias próximas ao Parque Histórico. No dia 9, a terceira etapa da operação acompanha o trajeto da procissão de encerramento, com saída pelo Monte Guararapes, passando pela via local da PE-008 (Av. Dr. Júlio Maranhão) e seguindo pela Av. Guararapes e Rua dos Sonhos.