Secretaria de Meio Ambiente identifica ninhos de tartaruga-de-pente na praia de Piedade

Na noite dessa quarta-feira (26), uma tartaruga-de-pente, espécie em extinção, desovou na praia de Piedade. Cada fêmea põe cerca de 150 a 200 ovos por ninho. Desde o início do ano, mais de três mil filhotes de tartaruga nasceram nas praias do Jaboatão, que registra cerca de 33 ninhos ao longo dos oito quilômetros de orla.

Jaboatão dos Guararapes possui um programa de proteção às tartarugas marinhas que inclui, entre outras medidas, placas informativas, áreas de proteção e monitoramento motorizado, a fim de garantir que os locais de desova não sejam violados.

“Realizamos o monitoramento dos ninhos das tartarugas durante o dia e a noite, com o objetivo de proporcionar uma maior segurança aos ovos e aos animais. É importante ressaltar que matar, perseguir ou capturar tartarugas marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por ovo”, informou Adriano Artoni, chefe de Núcleo de Monitoramento de Animais Silvestres da Secretária Executiva de Meio Ambiente e Gestão Urbana do Jaboatão dos Guararapes.