Filhotes de tartaruga-marinha-olivácea saem do ninho em busca do mar na praia de Piedade, no Jaboatão

Setenta e seis filhotes de tartaruga-marinha-olivácea nasceram, na tarde dessa segunda-feira (23), nas areias da praia de Piedade, no Jaboatão dos Guararapes. O ninho estava sendo monitorado desde a época da desova pelo Núcleo de Monitoramento de Animais Marinhos e Silvestres (Moamas), ligado à Secretaria Executiva de Bem-Estar Animal da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Um pequeno grupo de crianças teve a oportunidade de conhecer de perto os filhotes e participar de uma palestra sobre educação ambiental com a equipe do Moamas.

A prefeitura reforça a importância do estímulo à conscientização da população, principalmente junto a crianças e adolescentes, por meio de ações educativas, sobre a preservação da fauna e flora da cidade. O monitoramento dos ninhos das tartarugas-marinhas é feito durante o dia e à noite, para garantir a segurança dos animais.

Outro ponto importante e que deve ser ressaltado é que matar, perseguir ou capturar tartarugas-marinhas configura crime ambiental, sujeito a pagamento de multa no valor de R$ 5 mil por ovo.