Fiscalização da Prefeitura do Jaboatão multa pet shop em Prazeres

Agentes do Grupamento de Apoio ao Meio Ambiente e da Fiscalização Ambiental da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes aplicaram um auto de infração contra o pet shop Vap Vegetal, no bairro de Prazeres, por venda irregular e maus tratos de animais. A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (17), após denúncia feita por meio das redes sociais da prefeitura. As equipes foram acionadas e, ao chegarem no estabelecimento, constataram a infração. Na ocasião, foi aplicada multa de R$ 5 mil. Relatórios sobre as demais irregularidades serão encaminhados ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) e à Vigilância Sanitária para serem tomadas as devidas providências.

Foram encontrados mais de 60 ratos brancos em um aquário de aproximadamente um metro, além de pássaros nacionais, peixes em garrafas pet de 275ml e um filhote de cachorro da raça Rottweiler, acondicionado em uma gaiola de passarinho. O Rottweiler, inclusive, estava debilitado em virtude do confinamento na gaiola.

“Assim que recebemos a denúncia, fomos ao pet shop e encontramos os animais em condições inadequadas. Além disso, a loja funcionava como pet shop, mas não tinha licença para atuar nesse tipo de comércio. É preciso que a população esteja atenta e denuncie”, enfatizou a superintendente de Meio Ambiente, Edilene Rodrigues. Denúncias podem ser feitas à Coordenação de Defesa dos Animais, por meio dos perfis oficiais da prefeitura no Facebook (/prefeituradojaboatao) e Instragram (@prefjaboatao) ou pelo telefone 99187-1118.

Proprietário do pet shop Vap Vegetal, Josivaldo José alegou ser protetor de animais, embora tenha admitido desconhecer a lei que proíbe a exposição e venda em gaiolas. “Eu sou protetor de animais. Sempre resgato das ruas, cuido, alimento e vermifugo. Em hipótese nenhuma faria isso se soubesse que não é permitido”, defendeu-se. Josivaldo foi orientado a colocar os animais em locais adequados e tem 20 dias para apresentar a defesa à Comissão Julgadora, que definirá se mantém, reduz ou aumenta o valor da multa.