Fórum de Economia Popular Solidária garante presença de artesãos do Jaboatão na 18ª Fenearte

Mais uma vez, a economia solidária do município do Jaboatão dos Guararapes demonstra toda a sua criatividade ao marcar presença na 18ª Feira Nacional de Negócios e Artesenato (Fenearte), com a participação de dez empreendimentos pertencentes ao Fórum de Economia Popular Solidária, produto de uma parceria entre a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Governo de Pernambuco, por meio do Conselho Estadual de Economia Solidária. O empenho da Secretaria Executiva de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo tem revelado a vocação do município no setor artesanal, inclusive no âmbito do Mercosul, o que vem fazendo com que a cidade seja identificada como produtora de objetos utilitários confeccionados a partir de matérias-primas naturais encontradas na localidade, tais como fibras, palhas, quengas de coco, escamas de peixes e casco de mariscos.

A cadeia produtiva do artesanato do Jaboatão conquistou sua sustentabilidade e envolve desde fornecedores de insumos até produtores culturais. Além disso, devido aos constantes investimentos feitos pela prefeitura no processo de formação continuada, o setor vem sendo elogiado por turistas e críticos de arte das mais diversas regiões do Brasil pela qualidade de seu artesanato.

Este ano, foram selecionados para participar da Fenearte os seguintes empreendimentos: Arrasou Ecojóias, Mandela Artes, Cacareco Imaginário, Associação Artes Curado, Maneirartes, Mariartes, Meninas do Rio, Arte Sublime Shop, Grupo Variedades e Formigas em Ação. O resultado de todo esse belo trabalho pode ser conferido até o próximo dia 16 de julho, no Centro de Convenções de Penambuco, em Olinda, no estande montado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes na Fenearte.