Gestantes participam de roda de diálogo no novo Centro de Parto Normal da Maternidade Rita Barradas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Prefeitura do Jaboatão promoveu, durante a manhã desta quinta-feira( 7), uma roda de diálogo com gestantes nas instalações do Centro de Parto Normal da Maternidade Rita Barradas, localizado no bairro de Sucupira, inaugurada no mês de março. Durante toda a ação, as gestantes puderam conhecer as instalações do novo centro e tirar dúvidas com as enfermeiras sobre o parto humanizado.

Dagma Sousa Costa, 27 anos, moradora de Zumbi do Pacheco, grávida de 32 semanas, recebeu orientações sobre os procedimentos que poderão ser adotados durante o trabalho de parto. “Eu adorei a oportunidade de conhecer as instalações desse equipamento. Pudemos tirar dúvida com as profissionais e todo esse momento que eu tive aqui, elas me acalmaram, o que me deu mais segurança para ter o meu bebê”, pontuou.

A coordenadora assistencial da maternidade, Ana Lúcia Cavalcante, destacou a importância das grávidas puderem visitar o possível local do parto e puderem esclarecer algumas dúvidas existentes. “O que faz nossos olhos brilharem é poder proporcionar a possibilidade das mães terem o bebê no mesmo local que elas nasceram. Antes, Jaboatão não tinha local para elas terem o parto e agora temos um centro de parto natural. Quando elas estiverem na 34º semana de gestação, nós iremos realizar uma consulta com elas e iremos avaliar tanto a mãe como o bebê, pontuou a gestora.

O Centro de Parto Normal da Maternidade Rita Barradas integra o Complexo Materno-Infantil Municipal, conta com 10 quartos destinados ao atendimento a gestantes de risco habitual e capacidade para realizar cerca de 150 partos por mês. O serviço é classificado pelo Ministério da Saúde como Centro de Parto Normal peri-hospitalar, tendo como referência a maternidade do Hospital Memorial Guararapes.