Inúmeras ações voltadas para a inclusão e o protagonismo das pessoas com deficiência serão promovidas pela Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes e instituições parceiras, entre esta sexta-feira (25) e o dia 31, quando o município vivencia a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência. Na manhã desta sexta-feira, às 9h, no Complexo Administrativo, haverá abertura da exposição fotográfica Beleza Única, do fotógrafo Nicholas Filinkoski. O jovem tem Síndrome de Down e busca mostrar, através das lentes de sua câmera, que por trás da síndrome de Down existem mulheres com uma beleza singular a ser explorada. Seminário, cinema inclusivo, palestras, caminhada de conscientização, atividades recreativas e rodas de diálogo estão entre as atividades programadas.
“As políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência em nosso município avançam cada vez mais. Recentemente, criamos uma superintendência específica para tratar das demandas desse segmento e garantir um olhar especializado sobre o tema. Assim, vamos desconstruindo a narrativa de incapacidade funcional que paira sobre quem tem deficiência perante a sociedade e também vamos inserindo um olhar inclusivo como prática rotineira das ações de todas as secretarias da gestão”, desta o prefeito Mano Medeiros.
O tema deste ano é Identidade da Pessoa com Deficiência: Inclusão e Protagonismo. O seminário de abertura da programação acontecerá no Teatro Samuel Campelo, das 13h às 17h desta sexta-feira, reunindo educadores, estudantes e familiares de pessoas com deficiência e convidados, tratando de políticas públicas educacionais. Mas, pela manhã, no Complexo Administrativo, além da exposição fotográfica será lançado o programa Comunica Libras, que oferecerá suporte de intérpretes em libras via whatsapp para que munícipes surdos possam se comunicar ao acessar os mais diversos serviços públicos, como postos de saúde, delegacia e Cras. A intermediação será feita por meio de videoconferência.
No sábado, estudantes que frequentam a Sala de Reforço Multifuncional participarão de cinema inclusivo, no Shopping Guararapes, às 11h. A programação se encerrará no dia 31 com caminhada de conscientização, panfletagem e vivência com o Cão Terapia. As atividades foram organizadas pelas secretarias de Educação, Assistência Social, Saúde e gabinete da primeira-dama. Muitas delas viabilizadas por meio de parcerias com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Caine, a Perrone, o Down +, Deficiente Eficiente e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CDJG), entre outros. A programação completa estará disponível nas redes sociais e no site da prefeitura (www.jaboatao.pe.gov.br).