Instalação do Espaço Vida Marinha começa na Praia de Piedade

As instalações do Espaço Vida Marinha têm início na Praia de Piedade, no município do Jaboatão dos Guararapes, e a previsão é que esteja aberto ao público no mês de setembro.O espaço foi idealizado pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o projeto arquitetônico ficou a cargo da Orizon Valorização de Resíduos, que se credenciou através de chamamento público. O investimento será de R$ 1,9 milhão e será o primeiro equipamento de exposição e estudos sobre o ambiente marinho da Região Metropolitana.

 

O anúncio foi feito, nesta quinta-feira (23), na sede da Orizon. Participaram o prefeito do Jaboatão, Mano Medeiros; o CEO da Orizon, Milton Pilão; a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Luíza Ferreira; e o presidente da CPRH, José de Anchieta Santos.

 

O Espaço Vida Marinha ficará localizado na Avenida Senador Sérgio Guerra, próximo à Caixa Econômica. Com área de 1.437 m², o equipamento terá Sala Permanente de Exposição, Sala de Ações Educativas e Culturais, Sala de Procedimento, tanque, recepção, loja de souvenir, vestiários, cozinha e bicicletário. No quadro de funcionários, haverá veterinários, biólogos e especialistas no trato com tartarugas marinhas.

 

O equipamento terá a função de acolher animais marinhos que por ventura sejam encontrados debilitados na praia, dando início aos cuidados emergenciais para serem encaminhados a especialistas. Estudantes e visitantes também poderão conferir artefatos da vida marinha, assistir a palestras e apresentações sobre a importância da proteção do meio ambiente e sobre os cuidados que devem tomar para que possam aproveitar a praia sem se expor a riscos.

 

“Quando pensamos em montar esse espaço em Piedade, seria direcionado para as tartarugas marinhas porque Jaboatão é um dos principais destinos na época da desova. Mas os estudos indicaram a necessidade de ampliar, em virtude da diversidade marinha que temos. Por isso escolhemos o nome Espaço Vida Marinha. Além da questão ambiental, temos um importante potencial turístico na nossa orla. Será o primeiro equipamento a oferecer esse tipo de serviço na Região Metropolitana e isso será o diferencial”, ressaltou o prefeito Mano Medeiros. A instalação desse espaço coincide com a segunda etapa de requalificação da orla, entre a Igrejinha de Piedade e a divisa com o Recife, que tem entrega prevista para o mês de dezembro.

 

CEO da Orizon Valorização de Resíduos, Milton Pilão disse que teve interesse de participar do projeto, assim que tomou conhecimento da proposta da Prefeitura do Jaboatão. “Nosso grupo trabalha com a preservação do meio ambiente, então trabalhar com um projeto que visa proteger a vida marinha está diretamente relacionado com o que fazemos”, salientou o executivo.