Jaboatão: Agências do Trabalhador de Prazeres e Piedade são reabertas ao público

Foram reabertas nesta quarta-feira (15) as unidades da Agência do Trabalhador dos bairros de Piedade e Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes. Fechadas desde o ano passado pela gestão anterior, as unidades funcionarão das 8h às 16h, cada uma com capacidade para atender uma média de 120 pessoas por dia. Entre os serviços oferecidos, estão a oferta de vagas de emprego, emissão de carteiras de trabalho e cursos de qualificação profissional. Além das agências de Piedade e Prazeres, a população conta ainda com a matriz, em Jaboatão Centro.

Em busca do primeiro emprego, Giuseppe Rodrigues, de 18 anos, foi um dos primeiros a chegar ao posto de atendimento de Piedade, localizado na Avenida Presidente Kennedy. À procura de uma vaga de Operador de Telemarketing, o jovem elogiou a qualidade atendimento e afirmou estar confiante. “Não tenho do que reclamar. Cheguei cedo e fui um dos primeiros a serem atendidos. Trouxe toda a minha documentação e consegui me candidatar a uma das vagas oferecidas. Agora é torcer para ser chamado para uma entrevista. Estou confiante”, disse Giuseppe.

Já o servidor público Jandelson Gouvêia, de 22 anos, procurou a unidade para dar entrada na segunda via da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). “Fiquei sabendo da reabertura da agência e aproveitei para vir providenciar a segunda via da minha carteira de trabalho. Moro próximo ao bairro de Piedade, então, vir aqui, facilitou minha vida”, afirmou Gouvêia.

Secretário-executivo do Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, o advogado Marcelo Côrte Real lembrou que além de intermediar o contato entre trabalhador e empregador, as agências promovem cursos e palestras de capacitação profissional, além de oferecer uma série de serviços de orientação e, ainda, funcionar como posto de emissão de carteiras de trabalho. Ele reafirmou o compromisso da atual gestão de unir forças e buscar investimentos para ampliar cada vez mais a oferta de postos de trabalho e de mão de obra qualificada, a fim de atuar “de forma direta e responsável” no combate ao desemprego.

“Estamos atendendo a uma determinação do prefeito Anderson Ferreira (PR), que nos solicitou que atuássemos de forma conjunta, em parceria com outras secretarias, para tornar possível a reabertura das Agências do Trabalhador que foram fechadas pelo governo passado. Hoje, reativamos os postos de Piedade e Prazeres. E vamos continuar unindo esforços para facilitar ainda mais o acesso da população a um equipamento tão importante para a sociedade como a Agência do Trabalhador”, assegurou Côrte Real.

Entre as principais vagas disponíveis no mercado, há 120 para Operador de Telemarketing, 50 para Auxiliar de Limpeza, 15 para Recepcionista e 12 para Auxiliar de Produção.