Foto: Matheus Britto/PJG

Jaboatão apresenta nova ferramenta para desburocratizar pedidos de licenciamento

Servidores da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes iniciaram, nesta segunda-feira (5), o processo de treinamento para o Portal de Licenciamento Integrado, que está sendo instalado na gestão municipal. O sistema tem o objetivo de integrar os pedidos de licença urbanística, ambiental e da Vigilância Sanitária para a abertura de empresas, construções e demais empreendimentos. Através do portal, todo o trâmite poderá ser acompanhado pelo requerente, tornando o processo mais ágil e transparente.

A apresentação da nova ferramenta foi feita pelos secretários de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Sidnei Aires, e da Saúde, Alberto Lima. Na ocasião, ambos ressaltaram as vantagens do portal, principalmente no quesito da desburocratização.

“Este projeto vai mudar a cara de Jaboatão através da tecnologia. Nossa meta é ter uma prefeitura conectada com o cidadão que deseja respostas rápidas”, disse Aires. “Trazer a modernidade para Jaboatão é reduzir a burocracia. Hoje, a Vigilância Sanitária depende da licença ambiental, e agora com essa integração das informações, teremos um serviço bem mais ágil”, acrescentou Alberto Lima.

Diretor da empresa Método, Mauro Buarque destacou a importância da tecnologia para facilitar a comunicação de todos os setores do serviço público. “Esse tipo de serviço está na ordem do dia. Através dessa integração das três áreas, todo o processo será acompanhando online. Desde o pedido de licenciamento, avaliação, taxas, documentos, cadastros, pendências, tudo pode ser acessado por qualquer computador ou mesmo smartphone”, destacou.

Ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Cláudio Marinho participou da apresentação e assinalou que Jaboatão está dando um passo importante na atração de empresas geradoras de empregos. Ele apresentou estudo que aponta o comércio e a indústria como as principais bases da economia do município. Daí, na sua opinião, ser fundamental o investimento em tecnologia para incluir o poder público na vida de todos os cidadãos.

Veja também

Procon Jaboatão promove ação itinerante na semana do Dia Mundial do Consumidor

Para fechar as atividades em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado nesta sexta-feira (15), …