Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão aumenta arrecadação em 2017 e prevê crescimento para 2018

A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes divulgou o balanço financeiro de 2017, nesta sexta-feira, com aumento de 7% na arrecadação em relação a 2016. Ao longo do ano, foram arrecadados R$ 928,5 milhões, contra R$ 868,4 do exercício anterior. E apesar da crise econômica que o País enfrenta, a previsão estimada para 2018 é de manter o ritmo de crescimento, aumentando a arrecadação em 7%.

O prefeito Anderson Ferreira ressaltou a importância desses números, diante do cenário que o Brasil e, principalmente, os municípios estão vivendo nos últimos anos. No balanço final, a situação financeira é de equilíbrio e com a folha de pagamentos abaixo do limite determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Assumimos a gestão de Jaboatão tendo que fazer um trabalho de arrumação na casa e administrando a cidade com uma máquina enxuta, moderna, transparente e priorizando os gastos. Também atraímos investimentos importantes e conquistamos a confiança do cidadão com ações em todo o município. Tudo isso resultou em mais arrecadação, salários em dia, convocação de servidores concursados, avanços na saúde, na educação e ações de infraestrutura”, disse Anderson.

Contribuíram para o aumento da receita em 2017, o pagamento do IPTU, que foi 27% superior ao ano anterior; a eficiência na cobrança das dívidas ativas (0,4%); repasses do ICMS (3%) e do IPVA (2%). Com isso, foi possível, por exemplo, elevar os gastos com a Educação, alcançando 27% da arrecadação, quando o mínimo são 25%. A Saúde também recebeu reforço financeiro, com as despesas chegando a 17% da receita (mínimo são 15%).

O prefeito Anderson Ferreira, ao fazer o balanço positivo, determinou à equipe que o trabalho tem de continuar no mesmo ritmo, neste segundo ano de gestão. “Fizemos o dever de casa e esses dados mostram que estamos no caminho certo. Os números são um incentivo a mais para a nossa gestão seguir fazendo a mudança que a população de Jaboatão acreditou que poderíamos realizar”, assinalou.

Veja também

Pedalada Ecológica recolhe mais de uma tonelada de lixo das margens do Rio Jaboatão

Uma tonelada de lixo foi recolhida às margens do Rio Jaboatão, em Barra de Jangada, …