Jaboatão celebra o conhecimento dos alunos da rede municipal em Feira e Mostra de Robótica

Jaboatão celebra o conhecimento dos alunos da rede municipal em Feira e Mostra de Robótica

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes realizou, nesta quarta-feira (6), a Feira de Conhecimento e Mostra de Robótica. O evento, no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, reuniu 64 escolas da rede municipal de ensino e exibiu 107 trabalhos sob o tema deste ano letivo: “Jaboatão: a cidade onde eu vivo, o meu lugar no futuro”. A feira reuniu produções da Educação Infantil, Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial e Professor. Cada categoria, exceto Professor, foi premiada com 1º, 2º e 3º lugares. Todos os estudantes que participaram foram condecorados com uma medalha e os três primeiros lugares receberam um troféu e uma caixa de som Bluetooth portátil.

Os trabalhos foram avaliados por uma equipe de 54 coordenadores educacionais. A secretária de Educação do Jaboatão, Mônica Andrade, ressaltou o incentivo à pesquisa que a Prefeitura vem dando ao aluno da rede municipal, assim como motivá-lo a se aprofundar nas áreas de conhecimento que mais gosta.“Essa Feira de Conhecimento é uma prática pedagógica muito importante, porque faz com que o aluno desenvolva e mostre os conhecimentos adquiridos, trazendo para junto tanto a família quanto a comunidade. A importância disso é despertar neles o desejo e a curiosidade de explorar”, explicou a secretária.

A aluna do 8º ano da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) José Rodovalho, Isabella Beüttenmullere, é uma das pioneiras da instituição a se engajar com a Robótica, área supervisionada pelos professores de matemática Rinaldo Beltrão e Elias Zacarias. “Montamos o robô, implantamos uma bateria, programamos e ele executa”, explica sobre o trabalho do grupo na escola. Mas além de entender essas configurações, Isabella reconhece que faltam mais mulheres na área e espera por uma maior inclusão do público feminino. “Começamos a formar equipes só de meninas e elas têm se destacado bastante”, afirmou o professor Rinaldo.

Mesmo muito pequenos, alunos do Infantil II da Creche Alayde Maria da Conceição, exibiram seus trabalhos ao lado da professora Lidiane Mendes. As crianças que têm entre 2 e 3 anos aprenderam sobre o consumo consciente dentro de casa, por meio de reutilização e reciclagem para preservar o meio ambiente.

Já a Escola Municipal Bartolomeu de Gusmão trouxe os resultados da pesquisa de alunas do 7º ano sobre a presença do microplástico no ambiente aquático. A intenção é sensibilizar os estudantes para o uso consciente do plástico, com destaque para as praias. “Gostei muito de participar desse trabalho, de ir à praia coletar os resíduos. Foi uma grande oportunidade pra mim, gostei muito”, contou Jayane Vitória, de 13 anos.

Premiação

Em Robótica, com o trabalho “Futurismo na alimentação saudável com a robô Cida”, ganhou a EMTI Nossa Senhora Aparecida. Em Anos Iniciais, com “Eco Jaboatão”, a EMTI Vidal de Negreiros. Anos Finais venceu com o trabalho “Extração do DNA do caju”, da Escola Municipal Giane de Freitas Lima. Na Educação Infantil, “Meios de transporte e mobilidade em Jaboatão: percorrendo o nosso chão”, da EMTI Anacleto Cahu; No EJA, “O uso da fotografia na EJA: múltiplos olhares e memórias sobre a paisagem urbana do Jaboatão e registro para as futuras gerações”. Por fim, na categoria Professor, o primeiro lugar foi para “Narrativas africanas teatralizadas: Obaluaê e Iemanjá na feira de religiões do Januário”, da EMTI Vereador Antônio Januário. Com exceção da categoria Professor, os três primeiros colocados de cada receberam um troféu e uma caixa de som Bluetooth portátil.