No Dia Internacional da Reciclagem, Jaboatão dos Guararapes tem muito o que comemorar. Com o maior projeto de reciclagem de resíduos e com média de produção maior que a nacional, continua gerando oportunidades e renda para os catadores que fazem parte do Programa de Coleta Seletiva.
Todos os dias, os materiais como papelão, metais e plásticos são coletados para terem destino para a reciclagem. Existe uma cooperativa específica que faz a reciclagem de eletrônicos, com reaproveitamento de peças e o conserto de equipamentos para vendê-los. O sistema adotado nas quatro cooperativas é de rateio de parte do faturamento de forma igualitária entre todos os catadores.
O Programa de Coleta Seletiva do Jaboatão já foi reconhecido internacionalmente com o prêmio concedido pelas Organizações das Nações Unidas (ONU), no ano de 2019, na categoria de excelência em gestão pública. O trabalho desenvolvido no município também foi fundamental para a parceria entre a Prefeitura e a Orizon Valorização de Resíduos. que está resultando na instalação da maior planta da América Latina para reciclagem dos resíduos recolhidos diariamente.