Jaboatão dá início a capacitação na área de vendas em economia solidária

Começou nesta terça-feira (30) o curso de Comercialização em Economia Solidária, promovido pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes. Os treinamentos, divididos em quatro turmas de trinta alunos cada, têm carga horária de 120 horas. Entre os assuntos abordados estão temas como direito do consumidor e como montar uma vitrine para vendas online.

Com dois módulos, sendo um sobre pontos fixos de venda e outro sobre comércio virtual, as aulas serão ministradas no Centro de Orientação Permanente à Economia Solidária, em Piedade, com uma turma pela manhã e outra pela tarde, e em Jaboatão Centro, com uma turma na Regional 1 e outra na Casa da Cultura.

De acordo com Fátima Moura, assessora técnica do Centro de Orientação Permanente de Economia Solidária (COPS), o trabalho é de suma importância para os artesãos, idosos e comerciantes do município. “Muita gente se aposenta e entra em depressão, muita gente se aventura num estilo de vida autônomo e não consegue desenvolver seu negócio. A Economia Solidária mostra resultados importantíssimos dentro deste cenário”, comentou.

Para a gestora, o projeto abre novas portas para pessoas que, muitas vezes, se veem sem rumo na vida ou sequer sabem que podem transformar determinada ocupação em um trabalho remunerado. “Temos perfis aqui de gente que trabalhou com fuxico, por exemplo, durante toda uma vida, mas que não sabia que esse trabalho poderia contribuir com suas contas mensais”, explicou.
O secretário executivo de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo do Jaboatão dos Guararapes, Daniel Pessoa, destacou o papel da economia solidária na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Potencializar esse tipo de iniciativa contribui para a movimentação da economia local e ajuda a incentivar a qualificação dos nossos artesãos e na divulgação do turismo. No final das contas, todos saem ganhando”, disse Daniel.