Jaboatão dá início às pré-conferências de Saúde

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes deu início, nesta terça-feira (14), às pré-conferências municipais de saúde. As reuniões antecedem a 9ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá nos dias 04 e 05 de abril, na sede da Faculdade Guararapes (UNIFG). As conferências de saúde têm como objetivo principal discutir propostas para melhoria do SUS nas esferas municipal, estadual e federal, a partir das perspectivas de usuários, trabalhadores, gestores e prestadores do Sistema. As pré-conferências prosseguem nos dias 16, 21 e 23 deste mês, com trabalhos em grupos, apresentações de propostas e eleição dos delegados.

O prefeito Mano Medeiros apontou a relevância de trazer à luz a construção coletiva de uma política de saúde que envolva os entes federativos. “É importante ouvir tanto os gestores envolvidos, quanto os usuários do sistema para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços de saúde que são ofertados à população. Sistematicamente, nossa gestão tem percorrido diversas localidades do Jaboatão, por meio de caravanas, levando serviços de saúde para os moradores, tais como clínica médica e odontologia”, ressaltou Mano.

Neste primeiro dia, a pré-conferência aconteceu no auditório da Faculdade Cespu, onde também haverá outro encontro na próxima quinta-feira. No dia 21, será na Escola Técnica Maximiliano Accioly Campos, e no dia 23 será Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes.

Todas as propostas elaboradas durante as pré-conferências municipais, serão encaminhadas posteriormente para os grupos da Conferência Estadual de Saúde, que será realizada no período de 22 a 25 de maio.