Jaboatão discute ações de erradicação ao trabalho infantil no 2º Encontro Estadual do Peti

Técnicos e secretários municipais das áreas de Assistência Social, Educação e Saúde do Jaboatão dos Guararapes participaram, ao lado de representantes de outros municípios pernambucanos, do 2º Encontro Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, debateu a interação de esforços e a articulação de ações conjuntas com o objetivo de reduzir índices de violação de direitos de crianças e pré-adolescentes, a exemplo do trabalho infantil.

Durante o evento, foram discutidos os entraves e avanços na execução das ações estratégicas de enfrentamento ao trabalho infantil no estado, inclusive a necessidade da intersetorialidade na realização desses atos por parte dos municípios que põem em prática as estratégias do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Aepetis). Além disso, o encontro reforçou a importância de campanhas educativas junto à população para que moradores denunciem casos de crianças trabalhando de forma ilegal, sobretudo em grandes produções artísticas e culturais.

Estiveram presentes no encontro representantes da Organização Internacional do Trabalho; do Ministério Público do Trabalho; dos ministérios de Desenvolvimento Social e do Trabalho; da Polícia Rodoviária Federal; integrantes das secretarias estaduais de Saúde, Educação, Turismo e Justiça e Direitos Humanos e dos conselhos estaduais da Assistência Social e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.