Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão e Sebrae realizam 1ª Feira de Oportunidades para formalizar empreendedores

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes e o Sebrae promovem a 1ª Feira de Oportunidades, entre a próxima segunda-feira (26) e 1º de dezembro, com o objetivo de formalizar micro e pequenos empreendedores. Durante toda a semana, quem estiver interessado em se tornar um Micro Empreendedor Individual (MEI) pode comparecer à feira, onde receberá todas as orientações necessárias. O evento funcionará na Praça Nossa Senhora do Rosário, em Jaboatão Centro, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, no sábado.

Para ser um microempreendedor, é preciso ter um faturamento anual máximo de R$ 81 mil. É necessária a apresentação de RG, CPF e comprovante de residência, além do recibo do Imposto de Renda, caso o interessado tenha feito a declaração. Com a formalização, o empreendedor passa a ter acesso a créditos e ganha CNPJ. A taxa mensal do MEI é de R$ 53,70, referente ao INSS, ICMS e ISS.

Na 1ª Feira de Oportunidades, haverá uma estrutura montada com 10 espaços, onde acontecerão palestras, seminários e as orientações necessárias para se formalizar ou abrir uma empresa, dadas por técnicos da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade e do Sebrae. Também haverá uma Feira de Negócios, onde serão expostos e comercializados produtos e serviços de micros e pequenos empreendedores.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade, Sidnei Aires, ressalta a importância de se formalizar, “para que o empreendedor possa oferecer seus serviços e comercializar os produtos com mais qualidade”. “Além disso, há outros benefícios importantes, como a garantia de cobertura do INSS. O município também sai ganhando com o incremento da economia”, acrescenta. Atualmente, Jaboatão tem 23.372 microempreendedores formalizados e a expectativa é que, durante a 1ª Feira de Oportunidades, sejam realizados mais de dois mil atendimentos.

O analista de Atendimento do Sebrae/PE, Luiz Nogueira, reforça que o objetivo é “preparar os empresários para que possam utilizar técnicas adequadas para gerenciar o capital de giro, negociar melhor as suas vendas e aproveitar as redes sociais para alavancar suas empresas”.

Veja também

Equipe do Jaboatão recebe capacitação no Projeto Tamar

Cerca de 1800 tartarugas marinhas nasceram na orla do Jaboatão dos Guararapes, desde o início …