Jaboatão firma parceria com Governo Federal e Fiocruz para formular políticas de prevenção às drogas

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Governo Federal e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realiza, na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, no bairro de Piedade, encontro com profissionais com o objetivo de debater a execução do Famílias Fortes (Strengthening Families Programme), programa internacionalmente conhecido e que foi culturalmente adaptado ao Brasil para auxiliar na formulação de políticas de prevenção às drogas.

Jaboatão dos Guararapes, um dos primeiros municípios do Nordeste a optar pela implantação do programa, busca, de maneira interativa, trabalhar fatores de risco e de proteção como forma de instrumentalizar famílias para que a prevenção ao consumo de drogas e outros comportamentos de risco possa, de fato, ter efetividade.

Esse primeiro momento de sensibilização dos profissionais é essencial para que possam conhecer de perto a metodologia do programa e, assim, optar por incluir, em suas práticas profissionais, a execução da metodologia de prevenção. Após esse momento, será marcada uma formação de 20hs para os profissionais que, de fato, irão executar as metodologias. A priori, foram selecionados os Centros de Referência da Assistência Social (Cras) das localidades de Vila dos Palmares, Barra de Jangada, Alto São Sebastião e Vila Rica.