O município do Jaboatão dos Guararapes ganhou, nesta sexta-feira (14), o primeiro Bosque da Pitomba, no Monte dos Guararapes. Mudas foram plantadas por alunos da rede municipal de ensino, como forma de conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Além disso, como este é o período da Festa da Pitomba, a criação do Bosque tem o objetivo de manter a ligação do município com a fruta nativa do Brasil. Outras mudas serão distribuídas em escolas municipais para envolver mais estudantes nessa atividade educativa.
A iniciativa da Prefeitura do Jaboatão reuniu as secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, além do Exército Brasileiro, já que o Bosque da Pitomba se encontra na área do Parque Histórico Nacional dos Guararapes. Os militares, inclusive, farão o monitoramento das mudas para garantir que se tornem árvores frondosas. A espécie de pitombeira escolhida foi a Talisia esculenta, por se adaptar melhor na região.
Júlia Vitória, que estuda na Escola Municipal Dom Beno, em Guararapes, fez parte do grupo que plantou do Bosque da Pitomba e falou da importância desse momento. “Foi muito legal participar porque, daqui a alguns anos, toda vez que passar por aqui com minha família e amigos vou ter orgulho de dizer que ajudei a criar esse bosque. Isso que estamos fazendo é cuidar do meio ambiente”, disse.
O prefeito Mano Medeiros ajudou os estudantes no plantio e ressaltou o simbolismo do Bosque da Pitomba. “Este dia fica registrado na memória de todos nós. No futuro, esses estudantes, que hoje são crianças, vão sentir orgulho de ter participado da criação desse local. E nós também nos orgulhamos por ser uma iniciativa de cuidado com o meio ambiente e com preservação de um símbolo de Jaboatão. Decidimos realizar esta ação, justamente no período da Festa da Pitomba, para deixar essa marca, e daqui em diante termos mais um local representativo no Monte dos Guararapes”, enfatizou.