Jaboatão garante medalhas de ouro e bronze e lidera ranking da Obmep entre cidades da Região Metropolitana

A rede municipal de ensino do Jaboatão dos Guararapes comemora, nesta sexta-feira (6), mais uma importante conquista. O município é líder entre as cidades da Região Metropolitana na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), com um total de uma medalha de ouro, quatro medalhas de bronze e 34 menções honrosas. Esse é o melhor resultado histórico do município na disputa, um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

O ouro ficou com o aluno Arley Kahue Valeriano da Silva, da Escola Municipal Vereador Antônio Januário, no bairro de Prazeres. O resultado foi comemorado pela Secretaria de Educação do Jaboatão dos Guararapes, que, somente este ano, celebrou, também, a conquista do primeiro lugar na Região Metropolitana no Índice do Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco (Ideb) e no Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco (Idepe).

Criada em 2005, a  Obmep visa estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade da educação básica; na identificação de jovens talentos e incentivo ao ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas; no aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; e, ainda, na promoção da inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

“Temos registrado importantes conquistas no setor educacional desde que iniciamos nossa gestão. Estarmos na liderança de rankings como o Ideb e Idepe atesta o resultado dos esforços que toda nossa equipe têm empreendido para alavancar a educação pública do Jaboatão. Essa conquista do primeiro lugar na Obmep, o melhor resultado histórico do nosso município, acaba renovando nossas energias para continuar trabalhando para que Jaboatão continue ocupando lugar de referência no Estado”, comemorou o prefeito Anderson Ferreira.