Foto: Chico Bezerra/PJG

Jaboatão inicia campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

A Secretaria de Saúde do Jaboatão dos Guararapes deu início à campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. Ao todo, 210 postos de atendimento estarão à disposição da população, espalhados por todas as sete regionais do município, entre unidades de saúde, escolas, associações de moradores, entre outros locais estratégicos. A campanha será dividida em três fases, das quais participarão 650 profissionais entre vacinadores, coordenadores, supervisores, motoristas e voluntários  A vacina é gratuita e meta da gestão é imunizar 66.812 cães e 19.565 gatos, um total de 86.377 animais.

A raiva é uma antropozoonose, doença que acomete humanos e animais, transmitida pela inoculação do vírus presente na saliva e secreção de animais infectados, tendo como característica encefalite progressiva e aguda, apresentando letalidade de quase 100%. Cães e gatos são a principal fonte de infecção do vírus nas áreas urbanas do Brasil.

Apesar de Jaboatão dos Guararapes não registrar nenhum caso de raiva animal desde 2004 e de raiva humana desde 1999, a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância do comparecimento de donos de animais aos postos de vacinação, uma vez, somente por meio da imunização é possível assegurar a não infecção. A campanha se estende até o dia 15 de outubro.

“É de extrema importância que donos de cães e gatos compareçam a um dos postos de atendimento que estamos disponibilizando. A vacina é gratuita e é única forma de evitar a infecção pelo vírus da raiva. Nossas equipes estão de prontidão e vamos trabalhar para atingir a meta”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Alberto Lima.