Jaboatão inicia campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite na próxima segunda (6)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, em parceria com o Ministério da Saúde, realiza no período de 6 a 31 de agosto, a Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. A meta da gestão municipal é vacinar crianças 95% das crianças de um a quatro anos, contribuindo assim para a redução do risco de reintrodução do poliovírus selvagem, sarampo e rubéola.

O secretário municipal de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, lembra que as Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF) e Policlínicas disponibilizam diariamente vacinas contra poliomielite e sarampo, mas ressalta que, durante o período da campanha, o serviço será reforçado. O gestor reforça, ainda, a importância do combate às doenças.

“A poliomielite e o sarampo são doenças sérias, que podem acarretar em quadro de paralisia, evoluir para complicações responsáveis por danos irreversíveis e, em casos mais graves, causar até mesmo óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Há anos não se registrava no Brasil casos dessas duas doenças, facilmente evitadas por meio da vacinação. É por isso que iremos trabalhar em ritmo de mutirão para cumprir a meta estipulada e garantir a saúde e o bem-estar de nossas crianças”, afirmou Alberto.

O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989 e desde 1990 não são registrados casos da doença. Quanto ao sarampo, no período de 2016 a 2017, não foi registrado nenhum caso. Atualmente, o Brasil enfrenta surtos de sarampo em dois estados, Roraima e Amazonas, com registro de 314 casos confirmados.