Jaboatão inicia convocação de substitutos de cubanos do Mais Médicos

O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, anunciou que já estão sendo convocados médicos, por meio de Seleção Simplificada, para suprir as vagas em aberto no programa Mais Médicos, em razão do rompimento do acordo entre Brasil e Cuba. Catorze cubanos atuavam nas comunidades do Jaboatão até a última segunda-feira (19). O município é o primeiro em Pernambuco a adotar uma atitude imediata para solucionar o impasse, graças a um processo seletivo que entrou em vigor neste mês de novembro. Ao todo, estão sendo convocados 79 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e dentistas.

Além das unidades onde atuavam os profissionais do Mais Médicos, os novos contratados atuarão em vários postos, inclusive, na Unidade de Saúde da Família (USF) Petrônio Portela I & II, inaugurada nesta quarta-feira (21),  no bairro de Cajueiro Seco. Esta é a quarta unidade entregue na gestão do prefeito Anderson Ferreira, que assumiu a administração a menos de dois anos.

“Não poderíamos ficar de braços cruzados e ver a população desassistida. Temos a Seleção Simplificada em vigor e determinei a convocação imediata dos médicos que irão substituir os profissionais cubanos que estão deixando o Mais Médicos. Desde que assumimos a gestão, temos dado atenção especial à área da saúde, ampliando nossa rede de atendimento. A USF Petrônio Portela I & II é a quarta que entregamos em menos de dois anos aos jaboatonenses”, explicou o gestor.

A USF Petrônio Portela I & II tem capacidade para atender sete mil pessoas do entorno da comunidade e conta com duas salas para consultas médicas, duas salas para consultas odontológicas, escovódramo, consultórios de enfermagem, salas para vacinação, curativo e coleta de exames, além de farmácia, espaço para reuniões e banheiros. Duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, formada por 16 agentes de saúde, dois médicos, dois enfermeiros, dois dentistas, dois agentes de saúde bucal e dois técnicos de enfermagem irão se revezar no atendimento à população, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16.