Jaboatão inicia pacote de 138 obras de contenção de encostas, com investimento de R$ 26,5 milhões

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes deu início a um pacote de obras de contenção de encostas que serão realizadas em várias regionais do município. Ao todo, estão sendo investidos R$ 26,5 milhões na construção de 138 muros de arrimo, com sistema de drenagem, em 23 setores dos bairros de Cavaleiro, Sucupira, Dois Carneiros (Jardim Monte Verde), Socorro, Muribeca, Ibura e Zumbi do Pacheco.

“Milhares de pessoas serão beneficiadas com essas obras e estamos em busca de recursos para outros projetos de contenção já elaborados, que somam quase R$ 200 milhões. Também continuamos produzindo novos projetos para outras áreas de risco, pois essa é uma ação contínua. Temos mais de cinco mil pontos de risco em encostas. Um desafio enorme, que precisa ser enfrentado com apoio dos governos estadual e federal. Os valores são altos, mas vidas não têm preço”, afirma o prefeito Mano Medeiros.

As obras iniciaram por Jardim Monte Verde, onde serão construídos três muros de arrimo, com serviço de drenagem e calçadas, nas ruas Monte dos Guararapes, Santa Isabel e Belém de Judá. Também será construída uma escadaria com corrimão no primeiro ponto e recuperada outra escadaria do terceiro ponto. A previsão é de três meses para essas obras. Na próxima semana, serão iniciados os serviços em Murilo Braga, Cavaleiro.

Em Cavaleiro, serão contempladas as comunidades de Alto da Macaíba, Murilo Braga, Alto da Colina, Alto do Cristo, Alto São Sebastião, Alto do Vento e Jangadinha. No bairro de Dois Carneiros, as obras vão acontecer em Jardim Monte Verde. Já nos bairros de Socorro e de Sucupira haverá três obras cada (duas no Loteamento Grande Recife). Os outros pontos estão situados na UR-2, UR-5, UR-10 e UR-11 (no Ibura), Muribeca e Zumbi do Pacheco.

OUTRAS AÇÕES

Em paralelo, Jaboatão continua realizando diversas ações para enfrentamento do próximo inverno. A Secretaria Municipal de Infraestrutura vem fazendo um intenso trabalho de implantação e substituição de sistema de drenagem em dezenas de vias, que, junto com a limpeza dos canais e galerias existentes, darão melhor fluidez às águas, em muitos pontos. São mais de 200 homens envolvidos em diversas atividades de macro e micro drenagem, até o mês de agosto. Neste ano, será feita a limpeza de 74 quilômetros de canais e outros 30 quilômetros de canaletas, com investimentos de R$ 50 milhões.

Outra medida voltada para minimizar os alagamentos é uma limpeza profunda nos braços da Lagoa Olho D’água, inclusive, um desses braços ganhou cerca de 60 centímetros de profundidade. Também há, além da intensificação na limpeza, o desassoreamento de canais importantes como o Mariana, em Muribeca; o Canal de Santo Aleixo, em Santo Aleixo, e o Aniceto Varejão, em Candeias. A Defesa Civil já colocou mais de 104 mil metros quadrados de lonas em encostas, além de fazer podas e vistorias diárias, e uma licitação para implantação de geomantas está em andamento.