Jaboatão inicia Semana de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Teve início, neste sábado (2), a Semana Municipal da Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, promovida pela Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, que terá uma programação, até o dia 8 de abril, com atividades e orientações sobre o assunto. Apesar de ser uma ação que faz parte do Dia Mundial da Conscientização do Autismo, essas atividades já integram o cronograma de assistência do município. Jaboatão avançou muito nos últimos cinco anos nesse apoio, principalmente, às crianças. Em 2017, eram acompanhados apenas 155 pessoas com TEA , e atualmente são 821, o que representa um aumento de 430% de crianças assistidas.

Hoje, a abertura da campanha Lugar de Autista é em Todo Lugar aconteceu com a ação Cinema Azul. Alunos da rede municipal de ensino assistiram ao filme Encanto, no Cinépolis do Shopping Guararapes, acompanhados por familiares. A partir de segunda-feira (4), será realizada a exposição de artes Abril, Autista, Artista, Astro, Artur, no Palácio da Batalha, a partir das 10h. Os visitantes terão a oportunidade de conhecer as obras do artista plástico Artur Silva de Lima, de 12 anos, que estuda na Escola Municipal Vereador Otávio Miranda.  Ainda acontecerão seminários, rodas de conversa, atividades recreativas, sessão de cinema, brincadeiras e ações educativas, até a próxima sexta-feira (8).

Já o Cão Terapia é um espaço pioneiro inaugurado no Parque da Cidade, em Prazeres, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, com a função de ajudar crianças de dois a sete anos, com TEA, a interagirem melhor, não só com os animais, mas com as famílias e outras pessoas. O prefeito Luiz Medeiros participou das atividades neste sábado e ressaltou os avanços alcançados nos últimos cinco anos.

“Este 2 de abril é um dia especial, e o nome da nossa campanha, ‘Lugar de Autista é em Todo Lugar’, simboliza o trabalho que realizamos no Jaboatão. Avançamos muito e vamos ampliar ainda mais esse acompanhamento. Abrimos o Espaço Cão Terapia e, no segundo semestre, implantaremos mais um núcleo de reabilitação. Jaboatão, hoje, é uma referência em Pernambuco na questão de inclusão porque investimos em estratégias que contemplam todas as pessoas. Hoje, me senti muito feliz em participar da sessão de cinema com os alunos da nossa rede. Foi um momento de muita emoção, com as crianças se divertindo e ouvindo os agradecimentos das famílias pelo apoio que recebem da gestão”, disse Mano Medeiros.

A Semana Municipal de Conscientização Sobre o Transtorno do Espectro do Autismo se tornou lei a partir de um projeto apresentado pela vereadora Jacinta Nascimento. O prefeito Mano Medeiros disse que, a partir de agora, a lei receberá regulamentações para se adequar às políticas públicas do município.