Jaboatão lança projeto e amplia rede de proteção à saúde de pescadores

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lançou, nesta sexta-feira (29), Dia do Pescador, mais uma importante ferramenta de proteção e cuidado para com a população. Elaborado em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), o projeto Ancorar a Saúde do Pescador e da Pescadora amplia a atenção sobre as condições de trabalho de pescadores artesanais, minimizando possíveis danos, para que, assim, se torne possível garantir melhorias na qualidade de vida desses profissionais. O lançamento foi realizado na Colônia de Pescadores Z-25, localizada na Rua Nossa Senhora de Fátima, em Piedade.

Responsável pela apresentação do projeto, o secretário de Saúde do Jaboatão dos Guararapes, Alberto Lima, destacou a importância da iniciativa como meio de promoção do bem-estar. “A atual gestão municipal possui, como uma de suas mais básicas premissas, a missão de levar saúde e qualidade de vida para todos os segmentos da sociedade. E o pescador, que se depara com grandes riscos no exercício de sua função, por estar exposto ao sol e intempéries, precisa de atenção especial. E é nosso objetivo garantir assistência para esses profissionais”, afirmou o secretário.

Durante o lançamento do projeto, foram distribuídos kits contendo repelente e protetor solar. A ideia, segundo a secretaria, é identificar e qualificar a relação entre a saúde e o trabalho dos pescadores, e, assim, combater riscos eventuais. Para tanto, serão ofertados diversos serviços, a exemplo de consultas médicas, vacinas, testes rápidos, palestras educativas e preventivas, distribuição de preservativos, teste de glicemia, distribuição de repelente e protetor solar, tudo com o objetivo de prevenir doenças e facilitar o acesso à informação.

“Hoje comemoramos o Dia Nacional do Pescador. E para nós, esse ano é especial, porque agora, com essa parceria firmada com a Secretaria Municipal de Saúde, o que não tínhamos em outras gestões, passamos a perceber um cuidado especial”, disse Maria Aparecida, presidente da Colônia Z-25, que conta com 845 sócios.